A arte do kung fu

0
2417

Surgido a milhares de anos no Oriente, a arte marcial do kung fu surgiu como forma de defesa pessoal e como arma de guerra. Para não revelar os movimentos para os inimigos, os antigos mestres se basearam nos movimentos dos animais para nomear seus golpes.
O tempo passou, com o famoso seriado de TV, com David Carradine o Kung Fu ajudou a divulgar esta arte marcial por todo o planeta. Outras formas de lutas e artes marciais chegaram, fizeram mais sucesso, mas o kung fu continua a atrair muita gente, interessada em praticá-la.
No bairro de Perdizes existe desde 2005 a Kung Fu Peng Lai que é a representante brasileira oficial do mestre Shi Zheng Zhong, de Taiwan, que academias que seguem sua filosofia nos Estados Unidos. Mestre Zhong esteve recentemente aqui em São Paulo, ministrando novos cursos e reavaliando seus discípulos. Ele pratica o chamado kung fu tradicional, com centenas de adeptos pelo país e outros tantos pelo mundo.
O kung fu é um esporte indicado “para quem quer manter o físico em dia, dá muita mobilidade, ajuda na concentração e traz tranqüilidade e autoconfiança” garante o professor Carlos Eduardo de Moraes, Cadu ou como é mais conhecido. Atualmente, a academia tem cerca de 60 alunos, de cinco a 60 anos e em sua maioria, homens. Para os pequenos, a partir dos cinco anos, Cadu explica que as aulas – geralmente duram uma hora – são reduzidas à metade, para que a criança possa ter um contato mais lúdico com o esporte. “Vejo alunos que chegaram aqui de cabeça baixa e poucas aulas depois, estão mais confiantes”, garante o professor que pratica kung fu desde os 14 anos.
A academia, filiada à Federação Paulista de Kung Fu, tem participado de competições regionais e nacionais e já conta com alguns atletas fazendo bonito e trazendo medalhas para o bairro.
Além de alunos, a Peng Lai está habilitada a formar professores no kung fu. O aluno precisa ter mais de três anos de prática e após um ano de curso, passa por uma avaliação e poderá então a ensinar.
Outra modalidade que a academia oferece é o Boxe Chinês. É um esporte com mais contato e ajuda a melhorar os reflexos e aumentar o condicionamento físico do aluno. Só pode ser praticado por maiores de quinze anos.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA