A Pompéia é verde!

0
1364

Quando em 1914 funcionários de origem italiana das Indústrias Reunidas Francisco Matarazzo resolveram fundar o Palestra Itália para representar a colônia italiana não sabiam que estavam criando um dos maiores clubes esportivos do Brasil, o Palmeiras. Segundo o Datafolha, hoje o Verdão é o quarto clube com a maior torcida, com 7,4% da preferência dos torcedores, ficando atrás do Flamengo, do arquirival Corinthians e do São Paulo.
Em 1917, em campeonato local, o Palmeiras jogou a primeira partida contra o seu maior rival, o Corinthians e venceu por 3 a 0, gols anotados pelo atacante Caetano Izzo.
No de 1920 o clube compra por 500 contos de réis, o Estádio Palestra Itália, incluindo toda a atual área social. E vence seu primeiro campeonato, ao bater o Paulistano, por 2 a 1, em partida extra, depois de terminarem o campeonato empatados em pontos. A partir de então, vários outros campeonatos e torneios foram vencidos pelo alviverde, que tem a camisa verde e o calção branco, em homenagem a Itália dos fundadores.
Entre os títulos no futebol, a partir de 1942, deixa de ser Palestra Itália e vira Palmeiras por causa da 2ª. Guerra Mundial. De títulos conquistados, entre os mais importantes, ganhou uma vez os títulos internacionais, o Mundial Interclubes da FIFA, a Copa Libertadores da América e a Copa Mercosul. Dos títulos nacionais, é quatro vezes campeão brasileiro, e cinco vezes o Torneio Rio-São Paulo. O Paulista, já levantou 21 vezes. Em 2003, disputou o campeonato brasileiro na série B e ao vencer o campeonato, voltou ao grupo de elite do futebol brasileiro e não saiu mais.
Craques como Julinho Carabina, Valdir Moraes, Ademir da Guia (com 901 partidas disputadas), Dudu, César Maluco e mais recentemente Edmundo e o chileno Valdívia, sempre fizeram a alegria da torcida que sempre apoia o time, nos bons e maus momentos. Hoje, o clube conta com mais de 40 mil sócios e, além de futebol, tem 12 departamentos esportivos – entre eles, tênis, basquete, judô e outras modalidades. O periquito é o mascote do Palmeiras, mas de uns tempos para cá, ganhou a companhia do porco, que foi no primeiro momento rejeitado e depois, adotado com simpatia pela torcida.
O Palmeiras vai além do futebol. Os Periquitos em Revista, grupo de patinação artística, há mais de 50 anos se apresenta pelo país em caráter beneficente. Isso demonstra que o Palmeiras tem futebol e muito mais!

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA