Arte e poesia na Feira

0
1210

No próximo final de semana, domingo, 21 de maio, acontece o evento que mais agita a região: a Feira de Artes da Vila Pompéia. O tema da 19ª edição – “A minha Villa Pompéia tem poetas” – promete trazer o que há de mais interessante em matéria de poesia, além das atrações típicas da feira, como shows, intervenções, teatro, artesanato e etc.
“Essa foi a forma que encontramos para fazer uma homenagem ao poeta Mário Quintana por ocasião do centenário de seu nascimento, comemorado neste ano”, explica Nelson Botton, autor do tema. O Centro Cultural Pompéia, organizador do evento, lançará um livro com 100 poesias que foram recebidas e selecionadas entre os meses de março e abril. “Neste livro tem poetas conhecidos e novatos. A intenção é dar espaço para a criação de um movimento poético permanente no bairro da Pompéia”, ressalta.
Outro poeta homenageado durante a programação será Torquato Netto, um dos criadores do Movimento Tropicalista, com Caetano e Gil, e que por meio de suas poesias criou um movimento de contracultura durante a Ditadura Militar. “Na década de 60, a censura era tão grande que os artistas e escritores tinham que fazer suas obras escondidas, de forma marginal. A idéia de homenagear Torquato é para mostrarmos como a poesia ainda se encontra marginalizada até hoje, resultado do baixo nível educacional dos brasileiros pós 68”, justifica Ernani Fernandes, diretor artístico do evento.
A feira ocupará seis ruas do bairro, com sete palcos, três parques infantis e 800 expositores. Pelos palcos principais passarão cerca de 200 grupos, do jazz ao rock, da MPB ao hip-hop, do instrumental ao eletrônico, que se revezarão das 10 às 19h.
No palco Vivências grupos como Poetas Virtuais e Puçanga, Clube Caiubi, Projeto Água Branca, Poesia Maloqueirista, Café Literário e Poetas da Lapa apresentarão seus trabalhos, além de interpretarem textos de poetas clássicos como Carlos Drumonnd de Andrade, Fernando Pessoa, Vinícius de Moraes. “Teremos também a rua da literatura onde as pessoas poderão trazer poesias escritas em roupas e pendurar em um grande varal literário ao ar livre. E também teremos o ‘Poeta on the bar’ que será um espaço informal de interação entre o público e os poetas”, conta Ernani.
 Na Vila Infantil as crianças poderão se divertir com apresentações circenses, teatrais e musicais. Outro espaço que será bastante disputado serão as oficinas gratuitas de pintura, arte em jornal e tear manual promovidas pelo Projeto Arte Viva, que também irá promover um desfile com roupas confeccionadas por leigos, alunos da oficina “Aproveita meu bem, a Pompéia está na moda!”, coordenada pelo estilista Marcelo Goodhead.
Para os amantes de jazz e blues, a 19ª edição da Feira traz a segunda edição do “Deu Jazz na Pompéia”, no palco Atitudes. Este evento reuniu, em abril, cerca de 1,5 mil pessoas.
Por essas e outras atrações, a feira foi incluída como um dos destaques da programação oficial da segunda edição da “Virada Cultural”, promovida pela Prefeitura de São Paulo. A feira também representa um importante pólo de negócios para os expositores. Participe e boa diversão!

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA