Benefícios da quiropraxia

0
1359

A área da saúde conta, atualmente, com vários recursos para tratamentos de inúmeros problemas. Através da medicina tradicional, acupuntura, homeopatia, passando por alguns tratamentos que ainda não são reconhecidos pelos órgãos oficiais, mas que são de grande uso por boa parte das pessoas. Dentre esses recursos, temos a quiropraxia (quiro = mão e praxia = ação, prática, ou seja, agir com as mãos), reconhecida em mais de 70 países.
Quem pensa que o quiropraxista faz “apenas” uma massagem está enganado. A Federação Mundial de Quiropraxia tem a definição oficial: “Profissão na área da saúde que se dedica ao diagnóstico, tratamento e prevenção de alterações mecânicas do sistema músculo-esquelético e seus efeitos sobre a função do sistema nervoso e da saúde em geral. Há uma ênfase em terapias manuais, incluindo a manipulação ou ajustamento vertebral”.
Segundo o Dr. Yotio Sato, “o quiropraxista é especialista em coluna vertebral”. É através de um minucioso exame que ele pode tratar o problema ou sugerir um tratamento convencional. “A consulta começa com a anamnese, o histórico da pessoa, passado e presente, e também dos pais, para constatar se não é algo genético. Depois é feita uma análise física, com radiografias, ressonância magnética, análises clínicas”, explica o Dr. Yotio. E ele complementa: “A quiropraxia não trata todos os casos, mas verifica se trata ou indica para outros profissionais”.
Hoje, dor lom- bar representa 85% das causas de pro-cura de tratamento de saúde, de acordo com o Dr. Yotio. “As pessoas nos procu-ram como último recurso, depois que passaram por tudo e deveria ser ao contrário”, diz ele. Depois de “de-sentortar” a pessoa, é preciso que ela siga os aconselhamentos. “Precisamos reaprender a forma de sentar, a forma de levantar um peso. É preciso se reeducar”.
Existe compro-vação da eficácia da quiropraxia em vá-rios problemas, co-mo coluna (escoliose, lordose), cefaléias (dor de cabeça, enxaqueca), hérnias de disco, má postura, articulação temporomandibular e até problemas musculares. Mas o Dr. Yotio dá um importante aviso: “Quiropraxia não prescreve medicamento nem faz cirurgia”.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA