Calçadas ecológicas

0
892

Calçadas livres sem os indesejáveis buracos, degraus e outros obstáculos que muitas vezes podem e causam acidentes e transtornos, principalmente para os mais idosos ou aqueles que tem mobilidade diminuída. Mas raramente nos deparamos com passeios públicos bem cuidados, sem “obstáculos”.
O decreto municipal 45.904/05 quer padronizar, organizar as calçadas, melhorar a drenagem e garantir a livre circulação de pedestres e pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida. Calçadas com mais de 20% da sua área comprometida deve ser reformada obedecendo os novos padrões arquitetônicos do decreto. A prefeitura espera recuperar mais 200.000 m2 em 2007. É bom lembrar que o proprietário do imóvel, comercial ou residencial é o responsável pela manutenção, conservação e reforma da sua calçada. E são passíveis de multa, calçada em mau estado de conservação ou em situação irregular.
No último dia 7 de outubro, dia da Pompéia, no trecho da rua Tucuna entre aavenida Alfonso Bovero e rua Tavares Bastos aconteceu a inauguração simbólica da nova calçada que obedece às exigências do decreto. O trecho em aclive, agora livre de obstáculos e permite aos pedestres transitarem sem os indesejáveis degraus, que em alguns casos chegavam a ter 50 cm de altura!
O projeto da reforma é do arquiteto Paulo Sergio Silva e teve a participação dos moradores e apoio da construtora Paulo Mauro que tem um condomínio naquela rua. A nova calçada ficou bonita, organizada e livre de obstáculos. O piso é de blocos intertravados, considerado barato, resistente, facilita a manutenção e permite o escoamento das águas para o subsolo. Nas laterais tem pequenas faixas gramadas que permite escoar a água da chuva e preservar as árvores.
A subprefeita da Lapa, a Dra. Luiza Nagib Eluf disse, na ocasião, que “espera que outras ações como esta se repitam na cidade”. Presentes ao evento, moradores e Gilmar Altamirano, diretor da ONG Universidade da Água e presidente da Associação Pompéia de Preservação Ambiental e autor do projeto.
Na ocasião, foi lançada a “Cartilha Cidadã – como tornar o bairro um lugar melhor para viver”, com dicas sobre economia com água, de incentivo para os donos recolher os dejetos dos animais, a importância da arborização e incentivo para os vizinhos se conhecerem melhor. A publicação será distribuída em escolas, igrejas e outros locais do bairro.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA