Campeã de tosas

0
1572

Simone Garotti, proprietária da Clinicanis, foi reconhecida como uma das melhores tosadoras do mundo. Ela participou do Inergroom 2007, realizado no primeiro semestre, e conquistou o segundo lugar em duas categorias: Mixed Breed /Misc Class, ou seja, tosa feita de raça pura, e na categoria Other Purebreed Class, onde é preciso usar a criatividade.
“Este campeonato é como se fosse um congresso de tosadores”, explica Simone. “São tosadores do mundo inteiro e a finalidade é que cada um mostre o seu trabalho. É um concurso muito importante para a categoria, até porque aqui no Brasil a profissão ainda está sendo regulamentada”.
Simone conta que sua paixão por cães vem desde que era adolescente. Com apenas 15 anos de idade ela já queria ser veterinária. “Mas até entrar na faculdade iria demorar muito”. Então, Simone começou a trabalhar em um pet shop, onde aprendeu as técnicas de tosa. “A demanda era menor e era possível aprender trabalhando. Trabalhei três anos até que surgiu a oportunidade de abrir o meu próprio negócio: a Clinicanis”, lembra.
Em 2005 Simone ficou sabendo do Inergroom e decidiu participar. “Para isso existe uma série de etapas. Eles precisam conhecer os nossos trabalhos se estiver no nível que eles querem você se inscreve. São várias categorias. Eu participei na categoria de Raças Puras, fiz a tosa do Bichon Frisé, uma raça em que estou me especializando, e a outra categoria é a Mix, que equivale a qualquer raça, não tem um padrão para seguir, você usa sua criatividade. Gostei muito do resultado por ser a primeira vez que participei pois tem todo aquele nervosismo, ter que mostrar seu trabalho para pessoas de culturas tão diferentes. É preciso se acostumar”.
E ela já começou a se preparar para o congresso de 2009. Simone faz tosas todos os dias, porém no pet shop o trabalho é adaptado para não estressar o animal. Quando está em casa, ela treina nos seus cães, da raça Bichon Frisé. Ela acredita que ainda é preciso se aprimorar mais, afinal, depois de conquistar o segundo lugar na primeira vez em que participou, a responsabilidade aumenta. “Preciso mostrar alguma coisa nova porque a cobrança será bem maior”.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA