Cordel na livraria

0
1735

“De vinte e cinco de agosto
A trinta do mesmo mês
A cultura popular
Vai ter voz e vai ter vez
Em São Paulo novamente.
Será um grande presente
Da Livraria Cortez(…)”

A poesia de cordel acima de autoria de Moréia de Acopiara já dá uma idéia do que será a 6ª. edição do Cordel na Cortez, que vai acontecer entre os dias 25 a 30 de agosto na Livraria Cortez.
O cordel é uma literatura feita por artistas populares. São folhas de papel dobrado em tamanho 11x16cm, impressas com capas ilustradas por xilogravura ou clichê metálico. A poesia tem métrica regular, na maior parte sextilhas. Contam histórias, romances, pelejas, vidas e casos de pessoas que se transformam em bichos ou qualquer assunto que o poeta queira tratar. Por serem vendidos em barbantes (cordéis) em feiras, ganharam esse nome.
Segundo Ednilson Xavier da Livraria Cortez e diretor geral do evento, “a finalidade é divulgar e valorizar esta literatura, que traz nas capas de seus cordéis, xilogravuras que sempre acompanham os aspectos do tema tratado”. A coordenação é do poeta e membro da Academia Brasileira de Literatura de Cordel Moreira de Acopiara. Três dos mais expressivos xilógrafos brasileiros Jerônimo Soares; Francorli e José Lourenço, entre outros estudiosos e artistas ligados ao cordel.
Serão realizadas conferências, oficinas para adultos e crianças, lançameno de livros e cordéis. Os autores estarão debatendo com o público.
Durante o evento acontecem oficinas de xilogravura ministrada pelo Mestre Jerônimo Soares, único xilógrafo que costura madeira em técnica desenvolvida por ele mesmo. Outras oficinas como a “Cordel: aprenda a fazer, fazendo”, coordenada por Moreira de Acopiara. Haverá uma homenagem ao poeta Severino José, grande incentivador do cordel e da xilogravura na cidade de São Paulo. Pequenos espetáculos como o sarau musicado “A Confraria canta Patativa” onde autores contam a história de Patativa do Assaré, como era conhecido o poeta Antonio Gonçalves da Silva (1909-2002).
As inscrições para as oficinas, para adultos e crianças, devem ser feitas com antecedência e os preços variam de 10 a 30 reais, com número limitado de vagas. Para inscrições e mais informações acesse o site: www. livrariacortez.com.br

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA