Dia de circo

0
1254

O circo é uma das expressões de artes mais antigas de que se tem conhecimento. Na China foram descobertas pinturas, feitas há mais de 5 mil anos, onde aparecem contorcionistas e equilibristas. No Brasil, o circo começou a chegar no século XIX, vindo da Europa. Hoje, o País tem perto de 30 grandes circos, uns 500 de médio porte e uns mil pequenos – um número até considerável para quem imagina que o circo já está superado.
As apresentações circenses são sempre ricas em demonstrações. Os artistas se revezam em malabarismos, acrobacias com tecido e no trapézio, equilibrismos, mágicas e, é claro, nos palhaços. Piolim, Arrelia, Carequinha, Bozo e tantos outros já fizeram, e continuam fazendo, várias gerações felizes.
Roupa grande, supercolorida e espalhafatosa, colarinho imenso, sapatos bem maiores que os pés, cara pintada e a maior característica, o nariz de bola vermelho. Quem não reconhece um palhaço nessa descrição? São eles que fazem as maiores brincadeiras em cena, arrancando sorrisos e gargalhadas da platéia
Segundo Marlene Olímpia Querubim, fundadora do Circo Spacial e uma das fundadoras da Academia Brasileira de Circo, “o circo atrai tanta admiração porque trabalha o lado lúdico das pessoas e nos remete às melhores lembranças da infância”. Ela conta que todos os grandes palhaços do Brasil trabalharam no seu circo. “Nos últimos anos podemos destacar o Palhaço Pingole e o Palhaço Pepe. Aliás, o Pepe foi o primeiro palhaço a trabalhar na Arábia Saudita. Agora está nos Estados Unidos com um circo russo”, diz.
Muita gente tem curiosidade de saber como é o dia-a-dia de quem trabalha no circo. Marlene diz que “é muito interessante, porque você conhece várias cidades, várias pessoas, e adquire muita cultura”. Ela vai mais além: “Por ser um espaço democrático, o circo é um lugar onde todos podem praticar sem discriminação, com muito ensaio e disciplina”, avisa.
O Circo Spacial está há dois anos na Pompéia, onde também fica a Academia Brasileira, que oferece aulas nas modalidades solo e aéreo.
Aproveite que 27 de março é o Dia do Circo e vá conhecer e se divertir!

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA