Do Sul para a Pompéia

0
1281

Engenheiros da Hawaii, Nenhum de Nós, Bidê ou Balde, Cachorro Grande, Vídeo Hits, Kleiton e Kledir, o que esses conjuntos têm em comum? Claro, cada um deles tem um estilo, mas todos são gaúchos. Aqui estão apenas alguns, faltam muitos outros nessa relação. Mas o importante é verificar que o Rio Grande do Sul tem uma contribuição ímpar no cenário musical brasileiro. E alguém tem uma explicação para isso? O Guia Daqui Perdizes/Pompéia foi conversar com a banda Fresno, que também veio de lá, e seus integrantes têm uma opinião muito interessante a respeito. “Eu não consigo encontrar um motivo ‘científico’ para isso, mas acho que é o frio, que deixa as pessoas em casa”, diz Lucas Silveira, 23, guitarrista e vocalista. E todos os outros integrantes – Pedro ‘Cuper’ Cupertino, 24, bateria, Gustavo ‘Vavo’ Mantovani, 24, guitarra, e Rodrigo Tavares, 25, baixo – concordam. Tavares ainda acrescenta: “O povo é muito dramático também, aprendemos muita coisa de honra, um lance argentino, latino, muito forte que temos por lá”. Seja qual for o motivo de tanta gente boa na música, o importante é que a Fresno é uma referência no cenário musical atual.
Em 1999, em Porto Alegre, esses meninos se reuniram por pura brincadeira ainda no colégio e não se largaram mais. Há um ano, os quatro moram aqui na Pompéia (bairro que também é famoso por abrigar cantores e bandas famosos) e fazem sucesso entre o público jovem. Eles seguem o estilo emo – abreviação em inglês de emotional (emocional, emotivo) –, um rock hardcore mais melódico, com canções baseadas em desilusões amorosas e sentimentos à flor da pele. Como toda a juventude, eles fizeram uso da Internet para divulgar suas composições e o público jovem ficou ligado neles. “Mas quando o trabalho se profissionalizou mais é que decidimos vir para cá, precisávamos estar mais perto dos meios de comunicação”, diz Lucas, também um dos compositores da banda.
O sucesso dos meninos também foi parar na MTV, com alguns clipes sendo incluídos na sua programação, inclusive participaram do especial MTV Ao Vivo 5 Bandas de Rock, lançado em maio deste ano em DVD e CD, com quatro músicas da Fresno. A banda já tem quatro CDs gravados e “ainda temos muito a fazer”, como disse Tavares. A agenda de shows é constante e quem quiser conhecer melhor os meninos pode procurar uma das 300 comunidades no Orkut (a oficial tem mais de 100 mil integrantes).

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA