O fim da barriguinha

0
1259

Quem pensa que RPG (reeducação postural global) é um tratamento dedicado apenas aos problemas de saúde da coluna engana-se! A técnica de fisioterapia desenvolvida na França nos anos 1960 também serve como método de combate à gordura localizada.
Má postura e gordura localizada estão diretamente relacionadas quando a pessoa tem algum tipo de desvio na coluna. Virgínia Barros Sgorlon, fisioterapeuta especializada em ortopedia e fisioterapia desportiva, explica que a região abdominal é muito importante para a sustentação da coluna e, por essa razão, sua musculatura precisa estar bem tonificada a fim de agir como se fosse um “cinturão”. Ao contrário, com ela flácida, fica difícil alinhar a postura que tende a ficar em “S” deixando a barriga proeminente e aquelas indesejáveis dobrinhas nas laterais da cintura. “Isso decorre da má postura ao longo da vida e vícios posturais como o modo de sentar e andar”, observa.
O objetivo da técnica é reeducar o corpo para que ele se mantenha alinhado em seu eixo contra a força da gravidade. Segundo Virgínia o trabalho com o RPG visa “encaixar” a barriga e fortalecer as cadeias musculares, desde os pés, que são a base e o suporte do corpo, até a cabeça da pessoa. Sempre combinado com exercícios de alongamento, equilíbrio e de respiração.
Para fins estéticos, Virgínia sugere dez sessões de uma hora por semana. Não há contra-indicação e não é necessário recomendação médica (a menos que haja uma patologia), pois trata-se de uma “higiene postural”. “Ninguém precisa esperar sentir dor para fazer RPG”.
Além disso, adverte que a correção da postura não faz perder peso. Para quem deseja realmente emagrecer, deve-se aliar o RPG à conhecida dobradinha: exercícios físicos e dieta alimentar. É aconselhável seguir uma ordem de atividades, alinhar a postura, melhorar a consciência corporal, para depois praticar exercícios. “Se a postura não estiver corretamente organizada irá causar danos ao corpo na hora de praticar atividades físicas”, finaliza.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA