O grafite ganhou forma

0
1372

É um ser amarelo de sorriso sempre aberto e cara de gozador. Pode ser visto na entrada do túnel que sai da Avenida Doutor Arnaldo em direção à Avenida Paulista. Não se sabe direito de que planeta ele veio, mas segundo seu criador, o grafiteiro e artista multimídia Rui Amaral, Bicudo representa a alegria que a cidade carece.
Das paredes o personagem ganhou forma em vinil e virou toy art. Assim são chamados esses bonecos, misto de brinquedo e arte, que podem ganhar uma outra interpretação, de acordo com a vontade do dono.
Rui Amaral grafita desde os anos 1980. Para ele, “o grafite é uma expressão de arte urbana que as cidades necessitam”. Grafite é diferente de pichação. O grafite usa cores, tem uma função de embelezar a paisagem urbana. A pichação é sempre em preto, e só é entendido pelos autores ou por quem vive esse mundo. Amaral ainda sai com seus amigos para grafitar pela cidade. “Não dá para ficar longe”, afirma. O painel da Avenida Paulista, feito há anos, já está incorporado na paisagem da cidade e Amaral periodicamente faz a manutenção.
O Bicudo, seu personagem símbolo, foi surgindo aos poucos quando ele saía pela cidade fazendo seus desenhos e muitas vezes fugindo de polícia e de moradores raivosos que não queriam suas paredes “decoradas”. Figura respeitada e conhecida entre os grafiteiros, Amaral espera conseguir, com o lançamento do seu boneco, atingir um público maior e abrir outras portas para outros artistas. Um desenho animado com o boneco amarelo faz parte dos seus planos.
O personagem nasceu nos muros e postes de São Paulo na década de oitenta. No início dos anos noventa, Rui Amaral fez o primeiro molde pensando em transformá-lo em boneco.
O Bicudo é feito em vinil maleável tem 25 cm de altura e ganhou “vida” graças ao encontro de Amaral com o artista plástico Juan Muzzi, que tem uma indústria de plástico. A primeira edição com mil bonecos foi lançada no mercado em meados de 2007. Na ocasião, Amaral convidou vários artistas para fazerem a versão de cada um do seu Bicudo. O boneco cru, sem nenhuma pintura ou detalhe, permite que o dono customize a peça, com tinta vinil, por exemplo. A idéia é de que cada um crie a sua versão de Bicudo.
Toy art é um movimento novo na arte contemporânea, que cresce a cada ano. Já existem vários artistas e um público interessado nesses brinquedos criados por grafiteiros, ilustradores e artistas pelo mundo afora. O Bicudo é o primeiro personagem brasileiro em toy art.
O Bicudo é vendido com exclusividade na zona oeste, na loja Pintar, assim como todo o material para fazer a customização do alegre personagem.
Rui Amaral, além de grafitar seu alegre personagem pelas paredes da cidade, já participou de algumas edições do BBB, a convite de José Bonifácio Brasil de Oliveira, o Boninho. Em 2004, ele pintou uma das paredes de um quarto na edição do BBB4. No ano seguinte pintou a academia. Em 2006, fez um workshop com os integrantes da casa patrocinado pela Fiat com entrada ao vivo. “Foi demais”, conta ele.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA