Para ter um belo sorriso

0
1086

Segundo o ortodontista, Alexandre Castanho Comparotto, a criança segue um padrão de crescimento desde o embrião e toda e qualquer má oclusão dentária pode ser observada desde cedo e não deve ser ignorada, a fim de evitar interferências durante as trocas dos dentes de leites e a formação da arcada dentária definitiva. Um exemplo simples dado por Alexandre é que o queixo do bebê é posicionado bem para atrás no rosto e com o tempo se desloca para a frente na posição adequada. Muitas vezes, já desenvolvido, esta parte inferior do rosto pode ficar muito voltado para frente, interferindo na fala e mastigação. Uma boa dica para que este deslocamento aconteça de maneira correta é amamentar o bebê por no mínimo 6 meses. “A sucção estimula o queixo ir para a frente”, observa Alexandre.
Ele adverte que outros hábitos como chupar dedo, morder objetos, roer unhas, dormir com o rosto em cima das mãos, uso prolongado de mamadeira e chupeta interferem de maneira negativa no desenvolvimento da arcada dentária. Como ela é influenciada pelos lábios, língua e bochecha, o pressionamento errado de uma destas partes pode causar alguns problemas futuros. Esta má oclusão interfere, inclusive, na fala e na harmonia do rosto. Sobremordidas profundas, apinhamento de dentes e mordidas cruzadas são alguns casos que podem ocorrer e ser diagnosticados e tratados precocemente.“Até os dois anos de idade é recomendado que se faça uma avaliação periódica do desenvolvimento da arcada dentária da criança. Neste período, ela já está com a dentição decídua, conhecida como a de leite, completa”.
Aparelhos móveis
O ortodontista explica que para corrigir dentes e todo o ambiente da arcada em crianças até os 12 anos, a partir desta idade os dentes já foram trocados pelos permanentes, são indicados aparelhos móveis. Para maior eficácia eles devem ser usados pelo menos 18 horas por dia em um período de seis a 18 meses. De acordo com Alexandre, na grande maioria dos casos, este procedimento evita que a criança use aparelho fixo posteriomente, quando estiver na adolescência ou idade adulta. “Já coloquei aparelhos em crianças de 4 anos e pessoas de 60 anos. Nos dois casos os aparelhos funcionam, porém, na infância o metabolismo é acelerado e isto favorece a ortodontia”.
É importante lembrar que alimentos fibrosos como maçã e cenoura crua estimulam a mastigação. Além disso, desde cedo os pais devem cultivar nas crianças bons hábitos de higiene e acabar com os maus hábitos como a mastigação de um lado só da boca, por exemplo. Estar habituado com o ambiente de consultórios odontológico também torna a criança mais confiante no dentista, fazendo com que o tratamento seja tranqüilo e sem traumas futuros. Por isso, comece desde já a cuidar do sorriso do seu filho!

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA