Riscos cardíacos

0
1019

No inverno o risco de um infarto do miocárdio, arritmia grave ou morte súbita são maiores. Para se ter uma idéia, nos meses de junho, julho e agosto de 2005, o Hospital e Maternidade São Camilo teve um aumento de cerca de 20% nos casos de internação por doenças cardíacas em relação aos outros meses do ano.
Segundo o cardiologista Paulo Roberto Chizzola, existe um conceito não comprovado, que nos meses frios o coração tenha que trabalhar mais e, por isso, se torna vulnerável a doenças ou instabilidades e complicações. “Acredita-se que o frio traga maior necessidade de gasto energético, aumento da atividade física e metabólica e, conseqüentemente, aumento do trabalho cardíaco. Ou seja, o coração que apresenta predisposição para doença ou que já tenha alguma alteração ainda não diagnosticada, por ter que trabalhar mais pode manifestar sintomas agudos que precisem de tratamento imediato”.
Mas esse risco pode ser prevenido com alguns cuidados. Para isso, o Dr. Chizzola recomenda que os pacientes em tratamento cardiológico ou aqueles que ainda não apresentam doença cardíaca, mas que têm histórico familiar bem como os portadores de diabetes, hipertensos, homens acimados 40 e mulheres a partir dos 50 anos que estejam acima do peso ou com o nível de colesterol acima do recomendado devem consultar um cardiologista antes do inverno.Os mais idosos devem ser vacinados contra gripe e contra a pneumonia. “É sabido que a ocorrência de infecção respiratória nos inverno aumenta a incidência de complicações cardiovasculares nos idosos”, observa o médico.
Além disso, Chizzola alerta a população a nunca realizar esforços ou práticas esportivas não habituais sem uma adequada avaliação cardiológica. Após a constatação de algum risco de doença cardíaca, o próprio cardiologista determinará a periodicidade da reavaliação. Se a pessoa não apresenta nenhum fator de risco, mas preocupa-se com a saúde, o mesmo pode ajudar na orientação de uma vida mais saudável, com práticas de exercício mais adequada à capacidade física individual, além de uma alimentação adequada.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA