“Só Fridas” no Memorial

0
1633

Uma boa dica para quem ainda está de férias é visitar a exposição “Só Fridas”, no Memorial da América Latina. Concebida para homenagear o centenário de nascimento da artista Frida Kahlo (1907-1954), em 2007, os trabalhos expostos foram idealizados e confeccionados pelos alunos e professores da Escola Estadual Prof. Dr. Lauro Pereira Travassos e CEU Alvarenga, envolvendo as disciplinas de artes, português, história e língua inglesa. Os alunos participantes cursam o ensino médio e o supletivo. A exposição ficará em cartaz no Pavilhão da Criatividade até 10 de fevereiro.
Só Fridas traz pinturas, colagens e releituras de várias obras que permitem mostrar os diversos aspectos da vida da pintora, dos problemas de saúde que enfrentou desde que sofreu um acidente de carro, em 1925, quando tinha 18 anos, até as outras complicações decorrentes.
No Memorial, a exposição será voltada para assuntos mais emblemáticos da vida artista, sobretudo os aspectos ideológicos, políticos e religiosos contundentes em sua carreira. Os trabalhos são os mesmos, o que muda é a composição, a narrativa em relação à adaptação dos espaços.
A nova montagem tem como caráter norteador os sacramentos da religião católica que vão se confundindo com outras religiões e assuntos. Por exemplo, batismo e renascimento após acidente.
A exposição no Memorial ganhou uma paisagem sonora para compor o ambiente. A grande maioria dos poemas recitados tem a autoria de Augusto dos Anjos (1884 – 1914) e traduzem a vida de forma tensa e intensa. A trilha é composta de registros sonoros poéticos significativos para conduzir o espectador numa viagem ao México popular. São fragmentos de poemas, músicas e citações, gravados por alunos e artistas da região.
O processo de elaboração contou com aulas expositivas, pesquisas, debates e seminários. A primeira montagem da exposição ocorreu no CEU Alvarenga, no mês de outubro. A concepção da instalação foi feita por Jacson Matos, Vagner Magrão, Tiedo Vidal e Bianca Matos. Vale a pena ver!

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA