Sabores nordestinos

0
1480

O nordeste brasileiro tem uma culinária rica em sabores, aromas e cores. Esta culinária é marcada pelo uso de macaxeira e jerimum, do azeite de dendê e do leite de coco. Estar perto do mar estimula hábitos alimentares como o consumo de peixes e camarões; já no interior nordestino há o costume de se consumir carne de bode, de carneiro e de boi, esta última sob a forma de carne-de-sol (jabá ou charque) ou carne-seca.
Para saborear essas comidas, você pode ir até o restaurante Sabor do Nordeste, em Perdizes. Aberto há um ano pelos sócios João Batista e Ari Antônio, a especialidade é a comida típica nordestina, como conta o gerente, Paulo José da Costa. “É uma comida forte, carregada no tempero, mas tem bastante procura”, diz.
No cardápio, vatapá, moqueca de peixe, moqueca de camarão, sarapatel, xinxim de galinha, caruru, baião de dois, galinha de cabidela, acarajé. Entre os pratos mais procurados, Paulo destaca o Jabá com Baião de Dois (carne seca desfiada feita com cebola na manteiga de garrafa, ovos mexidos, feijão fradinho, arroz com queijo coalho e mandioca), e a carne de sol com Baião de Dois (carne feita na manteiga de garrafa, feijão fradinho com arroz com queijo coalho e mandioca).
O gerente que as sobremesas, “tudo preparado aqui mesmo”, como ambrosia, quindim, pudim de leite e doce de abóbora. E das batidas especiais, vale experimentar a Espírito de Porco (maracujá, calda de murici – fruta típica do Nordeste, gim, rum, mel, gelo e açúcar) e a Xixi de Anjo (coco, calda de murici, leite condensado, gelo e açúcar com vodka), segundo Paulo, “é mais suave, para as moças”.
Deu vontade de experimentar? O Sabor do Nordeste abre de segunda a segunda, das 11h30 e até o último cliente. Paulo lembra que nos finas de semana e feriados a casa é freqüentada por famílias, e durante a semana por pessoas que trabalham na região.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA