Saúde bucal por um fio

0
1128

Fazer uma boa escovação após as refeições ou no mínimo antes de dormir e ao acordar são hábitos saudáveis que a boca agradece. O uso do fio dental também é recomendável e ajuda a prevenir inúmeros problemas.
A dra. Lilian Noberto, dentista especializada em endodontia e clínica geral, com consultório na Pompéia, é uma entusiasta do uso do fio dental. Na opinião dela, “metade da população não usa o fio dental e a metade que usa, poucos são aqueles que usam adequadamente. E com o uso do fio dental pode-se evitar doenças como gengivite, periodontite, cárie”, alerta a dentista.
O fio dental é um produto de custo relativamente baixo e deve ser usado antes da escovação. “E não há contra-indicação”, assegura a dentista. Ela alerta que grávidas e usuários de aparelhos ortodônticos precisam redobrar a higienização da boca e fazer um uso mais regular do fio dental, além da escova. Lembra que quando usado corretamente, o fio dental remove a placa bacteriana e os resíduos de alimentos das áreas onde a escova dental não alcança.
Segundo a dentista, as crianças desde cedo devem ser incentivadas a fazer uso do fio dental.
Hoje, o mercado oferece uma variedade de produtos com aromas que mais agrada ao consumidor.
A maneira correta de usar o fio dental é a seguinte:
• Enrole cerca de 40 centímetros de fio dental ao redor de cada dedo médio, deixando uns dez centímetros entre os dedos.
• Segure o fio dental entre o polegar e o indicador das duas mãos, deslize-o levemente para cima e para baixo entre os dentes.
• Passe cuidadosamente o fio ao redor da base de cada dente. Não force o fio contra a gengiva para não machucar o tecido gengival.
• Utilize um pedaço novo do fio dental para cada dente a ser limpo.
• Para remover o fio, use movimentos de trás para frente, retirando-o do meio dos dentes.

Com certeza, com esses cuidados básicos, seu sorriso está garantido por muito tempo.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA