Sem medo de água

0
1556

Todas as mães acreditam que basta colocar o filho na natação para ele não morrer afogado. Mas a verdade não é bem esta: mesmo quem sabe nadar pode ter sérios problemas se cair na água de repente. A ânsia de se salvar leva embora todo conhecimento adquirido. Pensando em agitar seu curso de natação, a Academia CPN inovou ao realizar atividades para desenvolver habilidades de defesa na água. De acordo com Vivian Onorato Bassan, coordenadora da Unidade Pompéia e professora da academia, “depois de quatro semanas do curso normal de natação, fazemos uma semana só para essas habilidades”. Esse ‘curso de segurança’ ensina a criança como se comportar se cair na água, como pedir socorro, como segurar o ar (apnéia) e, principalmente, como manter a calma, além de várias outras informações, que elas guardam e chegam em casa e ainda ensinam os pais, revela Vivian.
A academia desenvolveu habilidades temáticas, que podem ser: bote, submerso, radical, de pijama – e novos temas vão sendo criados a partir de sugestão dos professores e até dos alunos. “Por que tivemos uma de pijama? Porque normalmente uma criança cai na piscina de roupa, que dificulta a sobrevivência de qualquer pessoa, porque ela pesa”, ensina a coordenadora, e continua: “Aí ensinamos a criança a tirar a roupa, mantendo a calma, ou a fazemos nadar com a roupa, que é muito difícil, para procurar ajuda”. Com o bote, a piscina ganha mais emoção porque os instrutores simulam as quedas das crianças. “Tudo feito com total segurança”, garante Vivian. As aulas duram 40 minutos e a garotada participa com toda disposição. São duas piscinas: uma de 18 m por 1,20 a 1,50 de profundidade e outra de 10 por 90 a 1,10 m.
Esse treinamento de sobrevivência também é um trabalho forte de resistência e fortalecimento muscular. O mais interessante é que é um treinamento que serve também para perder o medo da água.
Para adultos que têm medo de água, aqueles que só vão onde ‘dá pé’, a CPN oferece um curso especial, que trabalha inclusive com pesinho de mergulhador. “Depois de fazer o curso para perder o medo, é possível fazer o curso normal de natação”, diz Vivian.
A academia tem uma ampla grade de horários e turmas de acordo com idade.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA