Tempo de gripe

0
1616

Com o inverno chega também a temporada de gripe. Muita gente não dá a devida atenção para a doença confundindo-a com um resfriado. Por conta disso, sofre com suas complicações.
O pneumologista da Clínica Lisieux, Igor Bastos Polonio, explica que a gripe é uma infecção respiratória causada pelo vírus Influenza tipos A e B, que, disseminados pela ar, podem contagiar milhões de pessoas a cada ano, principalmente no inverno. As pessoas com alguma doença respiratória crônica, com baixa imunidade e idosos são os mais acometidos pela gripe e têm uma tendência a infecções mais graves como a pneumonia e bronquite.
O pneumologista alerta que os sintomas da gripe são freqüentemente mais graves do que os do resfriado: febre alta, coriza, congestão nasal, dores no corpo, mal-estar geral, tosse, dor na garganta e um estado de total prostração. O período de incubação do vírus pode durar até 4 dias. Se a gripe for tratada nas primeiras 48 horas após o aparecimento dos primeiros sintomas, é possível impedir a disseminação do vírus no organismo e bloquear a doença. Caso o paciente espere mais que isso, o tratamento não terá a eficácia desejada e terá que esperar o tempo de, aproximadamente, uma semana até que a doença ceda completamente. Já nos idosos, a fraqueza causada pela gripe poderá durar várias semanas.
Os gripados devem fazer repouso, evitar o uso de álcool ou fumo, procurar se alimentar bem e tomar bastante líquido, além de usar medicações para a melhoria dos sintomas. Para se prevenir contra a gripe, a melhor maneira é fazer a vacinação anual. “O vírus Influenza tem um revestimento que se modifica constantemente. Isto faz com que o organismo das pessoas tenha dificuldade para se defender das agressões deste microorganismo”, diz doutor Polonio, concluindo que algumas medidas pessoais também são preventivas. Entre elas, evitar o uso de medicamentos caseiros e o uso prolongado de analgésicos e antibióticos sem prescrição médica e ter boas noites de sono, boa alimentação e a higienização das mãos antes das refeições, uma vez que o contágio também é feito através delas.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA