Toda a beleza da Índia

0
1522

Uma cultura exótica, a religiosidade vivida de maneira intensa, as inúmeras línguas (são reconhecidas 23 línguas oficiais e mais de 800 dialetos) e a imensa população (que já passa de 1 bilhão), a Índia exerce um enorme fascínio sobre os ocidentais. Uma cultura própria, incapaz de se influenciar pelos modismos do Ocidente. Num país com quase cinco mil anos, o artesanato é a expressão dessa longa história.
Ao longo de séculos, pais e filhos vêm perpetuando tradições e técnicas específicas de cada povoado ou região do país. Mas a modernidade é bem aceita por todos e, hoje, o mundo está mais perto desses artesãos e seus trabalhos maravilhosos. A India Show, realizada no começo de março no Expo Center Norte, é um exemplo de tudo isso. Interessante destacar que o comércio entre o país e o Brasil cresceu 250% desde o ano 2000. Devido a esse crescimento, agora é possível encontrar aqui o melhor artesanato que os indianos fazem. Em Perdizes, está a Jaipur, uma loja que faz bem aos olhos e nos remete a uma viagem de cores, texturas e formas deslumbrantes. Atende exclusivamente decoradores, com hora marcada, mas na loja da Vila Madalena o público comum tem acesso a toda a riqueza trazida para o Brasil.
As roupas de algodão e seda seduzem pela beleza. Ricamente bordadas, elas combinam com sapatos típicos indianos, aqueles com a ponta virada para cima, também bordados. As bolsas de seda, cheias de espelhinhos e miçangas bordadas, são alegres e um acessório indispensável. As bijuterias, ricamente trabalhadas, se destacam pelas incrustações e o colorido das pedras.
Para decoração, a Jaipur é capaz de fazer de sua casa um ambiente típico indiano. São luminárias, poltronas, jogos americanos, almofadas dos mais diversos tipos, cortinas e tapetes. Objetos para decorar têm de vários materiais, como osso, palha, pedraria e metal, e variam de peças pequenas, como bolas, porta-retratos, até vasos e abajures grandes. E muitos incensos, para envolver o ambiente na paz que o povo indiano transmite.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA