Uma fábrica de lazer e cultura

0
1496

O Sesc Pompéia completou 25 anos em agosto e desde a inauguração tornou-se um marco na vida cultural e esportiva da região. Pelos palco da Choperia com sua programação musical variada como o Prata da Casa, se apresentaram músicos como Itamar Assunção, Ira, Titãs, entre outros. O teatro com capacidade para 760 lugares trouxe para a Zona Oeste novos ares culturais. E em seu complexo esportivo atrai um grande público que aumenta a cada ano.
Nos galpões construídos em estilo inglês, em 1938, começou como uma fábrica de tambores metálicos e depois passou a ser linha de montagem das geladeiras a querosene da marca Gelomatic, muito populares na época. Em 1971, o Sesc comprou o prédio e o utilizou de maneira improvisada até 1977. Decidiu-se pela reforma, mas mantendo o conceito original. Coube a arquiteta Lina Bo Bardi o projeto de adaptação e de restauração. Ela também projetou o Museu de Arte de São Paulo (MASP), na avenida Paulista. Após cinco anos de reformas, em 1982, o Sesc Fábrica Pompéia, como foi inicialmente chamado, abriu suas portas. Em 1986, ganhou o conjunto esportivo, com ginásios, quadras poliesportivas e uma piscina aquecida para recreação e cursos. Atualmente são 3500 alunos matriculados nos 29 cursos oferecidos. A construção, com seu concreto aparente e rampas ligando os blocos e detalhes em vermelho na ventilação virou marco na paisagem da avenida Pompéia, No total, o Sesc Pompéia tem 23 mil m2 de área construída.
Atualmente, recebe aproximadamente 5 mil pessoas por dia, e o dobro nos finais de semana. Seu restaurante chega a servir 1500 refeições por dia. Estação Internet Livre com 22 terminais à disposição dos usuários. São moradores do bairro e da Zona Norte e Oeste de São Paulo que buscam cultura, lazer e esporte, na rica programação que o local oferece, como Jéferson Zanetti, engenheiro, morador no bairro do Limão: “Trago minha filha Ana Luísa para participar das atividades infantis”. As Oficinas de Criatividade têm ateliês. Pelos antigos galpões, salas de leitura, acontecem lançamentos de livros, exposições de fotos, pinturas e as mais variadas manifestações artísticas, como a atual: A exposição Ctrl_C + Ctrl_V. que vai de outubro a dezembro de 2007.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA