Uma ong de várias idéias

0
1516

Cultura, lazer, entretenimento. Estas três palavrinhas estão ligadas ao Centro Cultural Pompéia, uma entidade civil que tem como objetivo incentivar e promover a cultura no bairro, por meio de eventos como a Feira de Artes da Pompéia, que acontece anualmente em abril.
A Feira de Artes começou bem antes do Centro Cultural existir, em 1989. Segundo Cleber Falcão Carneiro Pessoa, presidente da ong, o grupo que organizava a feira sentiu que precisava fazer algo mais, ampliar suas atividades no bairro. Nascia em 1995 o Centro Cultural Pompéia. “A idéia era formatar eventos, promover a educação, ou seja, hoje o Centro Cultural é, principalmente, um celeiro de atividades do bairro”, diz. Cleber ainda relembra que, no início, várias coisas aconteciam no Centro Cultural, que era formado por pessoas que moravam no bairro, por artistas da região… “Havia várias atividades, mostras de cinema, cursos, seminários. De uns anos para cá focamos nosso trabalho em apoiar e promover atividades no bairro e na região, mas já participamos de iniciativas como o Natal Comunitário, festas juninas; realizávamos a Feira Infantil de Artes…”. Um detalhe interessante é que a sede do Centro Cultural, na rua Ministro Ferreira Alves, é a mesma, desde o início, e Cleber está na presidência também desde que a ong começou suas atividades.
Uma das atividades realizadas pelo Centro Cultural é a Feira de Artes da Vila Pompéia, que em 2007 chegou a 20ª edição. “Eu trabalho com evento há 27 anos e o sentimento que tenho pela feira é de um filho que eu não tive”, descreve Cleber. “Sinto como se fosse sempre a primeira. Devo o sucesso desse evento principalmente ao grupo maravilhoso que faz a sua produção. Pessoas que vestem a camisa, abrindo mão da vida pessoal e que trabalham com muito entusiasmo, amor e dedicação. Outro fator fundamental tem sido o reconhecimento do público ao longo dos anos. Crianças, velhinhos, gentes de várias religiões, raças, credos. Até mesmo os amigos que vem de outras cidades e estados para prestigiam a feira. Que se reúnem em um dia só e convivem de forma pacífica e alegre durante até 14 horas de evento”. Provas de que a Feira de Artes é um sucesso não faltam. Uma delas é que grandes nomes da música, Chico Science, Zeca Baleiro, Rita Ribeiro, Mamonas Assassinas, Mundo Livre, DJ Ramilson Maia, J. J. Jackson, Luiz Carlini, entre outros, já passaram pelo evento. O objetivo também sempre foi fazer arte-cultura nas ruas, com criatividade e bom gosto. “Sempre tivemos muito cuidado com a programação artística para trazer bandas, grupos, artistas, escultores, fotógrafos e artesãos da melhor qualidade. A Feira de Artes da Vila Pompéia tornou-se importante para o Brasil. Um evento cultural, artístico e de artesanato que engrandece a cultura brasileira e que dá valor à nossa história, nossa cultura”, observa Cleber.
Muitos projetos ainda nascerão no Centro Cultural Pompéia. Um deles é a Rádio Comunitária, que está sendo formatada. Determinação e criatividade não faltam aos apoiadores, que trabalham para incentivar a cultura no bairro e na região.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA