Diabetes: saiba como evitar

0
1330

Foto:

Ana Paula Miranda, da ADJ

O diabetes é uma doença silenciosa e, segundo estimativas, existem 239 milhões de diabéticos no mundo e cerca de 15 milhões no Brasil. O dia 14 de novembro é o Dia Mundial do Diabetes.
O diabetes melito é quando a taxa de glicose (açúcar) no sangue, a glicemia, atinge valores muito elevados (hiperglicemia).
Existem dois tipos de diabetes. O tipo 1 atinge cerca de 10% dos diabéticos e ocorre mais em jovens e adolescentes. O tipo 2 ocorre em 90% dos pacientes e, em regra geral, aparece na idade adulta, independente de sexo. O problema é que boa parte dos portadores do tipo 2 desconhecem que estejam doentes e não se tratam.
Como o índice de açúcar no sangue é que determina ou não a doença, para Ana Paula Miranda, farmacêutica da Associação de Diabetes Juvenil (ADJ), “o ideal é que tenham em jejum, um índice de 70 a 99 mg/dl e o pós-refeição, duas horas após a refeição, até 140 mg/dl. Valores superiores podem indicar que a pessoa tenha o diabetes”.
O diabetes não tem cura, mas o paciente pode levar uma vida normal. Todo o tratamento deve ser acompanhado por um médico especializado. Causas predominantes para o surgimento do diabetes são: vida sedentária, tabagismo, obesidade abdominal, causas essas que podem ser relacionadas com problemas cardiovasculares, como infarto, derrame e trombose. Ana Paula esclarece que “o paciente que tem atividade física, boa alimentação e mantém seus níveis de glicemia sob controle pode e deve levar uma vida normal”. E alerta que apenas um médico é quem pode avaliar e dar o tratamento adequado.
Para saber o índice de açúcar no sangue, pode ser feito um exame capilar (a coleta de sangue do dedo) ou um exame de sangue, feito em laboratório, que quantifica o índice de açúcar no sangue.
A ADJ é uma entidade voltada ao diabetes. Criada em 1980 por pais de jovens com diabetes, mas atende jovens e adultos. Hoje é uma das principais associações do país, mantida com contribuições de associados e parcerias com empresas.

Associação de Diabetes Juvenil
Rua Padre Antonio Tomás, 213, Água Branca
Telefone 3675-3266
www.adj.org.br

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA