Ideias que se tornam realidade

0
1920

Foto:

Carlos Mazzei, da ANI

Você está na praia sozinho, quer dar um mergulho mas não tem com quem deixar suas coisas. Imagina que útil ter uma mochila que seja totalmente impermeável? Você se refresca e seu celular e documentos continuam secos. Ou então, durante uma reunião entre amigos você pede uma pizza, mas não tem pratos suficientes. Não seria bom se a própria caixa da pizza se tornasse um prato? Isso pode parecer coisas mirabolantes, mas existem e estão expostas, junto com vários outros inventos na Inventolândia – Museu das Invenções.
Mantido pela Associação Nacional dos Inventores, o museu é uma excelente pedida para um passeio diferente. Ele existe há 12 anos, desde que a Associação se mudou para o prédio em Perdizes.
Carlos Mazzei é quem criou a ANI e o museu, e assessora os novos inventores. E eles não chegam necessariamente com a ideia pronta. “A gente faz o trabalho: desde fazer pesquisa para saber se já não tem o invento dele, registrar a patente, cuidar da parte jurídica, ir atrás de empresas, fazer o protótipo”, ele conta.
São muitas as novidades. Carlos diz que chega a receber 150 inventores por mês. E, entre os vários que o marcaram, lembra do inventor do Sterilair (aquele aparelho que combate ácaros), Alintor Fiorenzano. “O Adriano do spaghetti de piscina também marcou, porque foi um sucesso e o inventor não tinha praticamente nada”.
Entre as novidades, ele destaca um aparelho que consegue gelar 24 garrafas em apenas 7 minutos. Ele fala que o objetivo de todo inventor é ganhar dinheiro com sua ideia, conseguindo transformá-la em um produto de mercado. Mas alerta que não é um caminho fácil. “Inventar é um bom negócio, desde que o inventor tenha paciência, bom senso e os empresários aceitem aquilo que ele inventou”.
Com ingressos a R$ 10 por pessoa, chega a receber cerca de 3 mil visitantes por mês. E há também visitas monitoradas para escolas e grupos.

Inventolândia – Museu das Invenções
Rua Dr. Homem de Melo, 1.109, Perdizes
Telefone 3873-3211
www.inventores.com.br

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA