Uma escola democrática

0
1754

Final de ano chegando e seu filho vai entrar na escola. Antes de fazer a matrícula, é bom pesquisar e saber o que cada escola tem a oferecer. O bairro tem inúmeras escolas boas, com métodos de ensino que podem variar um pouco. Mas, se você pensa em proporcionar ao seu filho algo que, além de aprender, faça dele um cidadão preparado para viver na sociedade de hoje, deve conhecer a Politeia.
“Somos uma escola socioconstrutivista, e trabalhamos por eixos, que são arte e ecologia, e por trilhas educativas, elaboradas pelos professores e estudantes, com base em seus interesses”, explica Georgia Correa, umas das sócias. As trilhas utilizam espaços públicos e privados que tenham potencial educativo. “Toda a pesquisa das trilhas vai resultar em produtos ligados à ecologia, como sustentabilidade, por exemplo”, continua ela, “e na área de arte pode ser uma maquete, uma planta ou uma apresentação teatral. Os alunos estão produzindo agora, no segundo semestre, um curta-metragem”. Desse modo, os alunos buscam conhecimento em lugares como a Estação Ciência, o Parque da Água Branca, ou procuram especialistas de cada assunto. Assim, os educadores desenvolvem a capacidade de observação na criança.
Carolina Sumie Ramos, outra sócia da escola, enfatiza que a escola trabalha com turma pequenas, de 20 alunos, no máximo, “para que seja possível um acompanhamento sistemático de cada aluno”. A escola atende alunos da 1ª a 9ª séries (Ensino Fundamental I e II).
Outro diferencial da escola é quanto à disciplina. Semanalmente, a Politeia promove assembleias. Carolina explica: “A assembleia é responsável pela elaboração das regras da escola. Ela tem a participação dos adultos e dos estudantes envolvidos no processo cotidiano. É bem lógico que, quando a gente vai participar da elaboração das regras que vão nos atingir, com certeza você vai pensar duas vezes, você vai respeitá-las, porque participou da elaboração dela, deu sua opinião. Isso diminui a indisciplina, que chega a quase zero”.
A Politeia incentiva os estudantes a participarem ativamente da comunidade que vivem e, assim, dá condições para se tornarem cidadãos conscientes e atuantes.

Escola Politeia
Rua Dona Germaine Burchard, 511, Perdizes
Telefone 3803-9805
http://escola.politeia.org.br

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA