Aprendendo a boa alimentação

0
1234

Foto:

A nutricionista Juliana Moraes

Doces, frituras, refrigerantes… As tentações são muitas para sair de uma alimentação saudável. Mas não é necessário se privar de tudo na hora de fazer uma dieta. É sempre importante se consultar com um nutricionista, que pode te ajudar, como é o caso da Juliana Moraes. “Eu não trabalho com dietas e restrições, trabalho com reeducação alimentar, e ensino a comer. As pessoas não têm que sentir culpa ao comer. Tudo é liberado, desde que seja com moderação”, diz a nutricionista.
Ela se especializou em personal diet, e acompanha seus pacientes mais de perto durante a dieta. “É um método que não tem um tempo para começar e terminar. Na primeira consulta, tenho uma conversa longa com a pessoa. Primeiro, eu preciso achar o foco do problema. A nutrição, a má alimentação e a psicologia estão muito unidas. Eu preciso achar o fundo psicológico disso, por que o paciente está descontando os problemas na alimentação. Ele precisa resolver isso primeiro para depois iniciar a reeducação alimentar”, explica.
A partir da segunda consulta, ela afere as medidas, conversa sobre a alimentação e ensina quem for responsável pelo preparo das refeições a fazer opções mais saudáveis. “Ensino umas receitas diferentes para não cair na monotonia, explico como organizar a cozinha, quais equipamentos ela precisa ter, etc.” Juliana também acompanha o responsável pelas compras da comida ao supermercado e ensina como escolher cada tipo de alimento, sempre de olho na tabela e qualidade nutricional.
Ela também atende crianças. “Com elas, tem que usar outros métodos para que consumam verduras, frutas. Elas têm o problema da cantina na escola ou os lanches que os próprios pais dão. Temos que mudar essa rotina para que elas não se tornem adultos obesos”, ela alerta. E, no final das contas, é muito comum que toda a família acabe aderindo à dieta e se beneficiando com as mudanças.
O acompanhamento é feito de 15 em 15 dias até se chegar à meta, depois vai espaçando até ficar anual. Entre os erros, estão a falta de vegetais e frutas na alimentação. Por isso, ela dá algumas dicas: “Faça várias refeições ao dia e em pouca quantidade. Coma de todos os grupos alimentares. Evite frituras. Coma doces de vez em quando e, se der vontade, opte por receitas doces com frutas”. Seu corpo e sua saúde agradecem.

Juliana Moraes
Rua Monte Alegre, 47
Telefones 3862-5081 e 8334-5764

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA