Leitura|no parque

0
1352

Foto:

Quiosques abrigam os livros

Passear entre as árvores e os animais que existem nos cerca de 140 mil m² do Parque da Água Branca já é uma delícia. Pois agora, além disso, você também poderá passar um tempinho agradável explorando o mundo da literatura.
No dia 26 de julho foi inaugurado o Espaço de Leitura PraLer, que reúne livros, revistas e outras publicações para a diversão e aprendizagem dos frequentadores do parque. Esse espaço faz parte do programa de revitalização do parque. O projeto foi entregue ao público pelo governador Alberto Goldman e a presidente do Fundo de Solidariedade e Desenvolvimento Social e Cultural do Estado de São Paulo (Fussesp), Deuzeni Goldman.
“Esses quiosques eram usados para os macaquinhos e pássaros. A partir de 1990, por determinação do Ibama, esses locais deixaram de ter tal finalidade. Então eles estavam ociosos e nós tivemos a ideia, junto com a Poiesis (Organização Social de Cultura), de criar o espaço de leitura, onde cada quiosque tem seu tema e cor específica. Cada espaço não pode ser mexido por fora porque o parque é tombado pelo Condephaat, mas por dentro ele está todo decorado”, explicou Deuzeni.
O convênio assinado entre o Fussesp e a Poiesis garante à Poiesis a administração do espaço. Ela será responsável pela realização de atividades culturais e educacionais e por disponibilizar os livros e publicações para consulta dos usuários.
São oito quiosques no total, cada um com uma cor e um tema específico. Livros de poesia estarão no quiosque vermelho; as obras infantojuvenis, no quiosque laranja. Amarelo é a cor do quiosque de literatura, com publicações tanto brasileiras como estrangeiras. O quiosque de cor lilás abrigará um acervo diverso, com livros de história, meio ambiente, psicologia, educação e culinária. O quiosque preto disponibilizará revistas e gibis. Há também um quiosque de espaço expositivo, que recebe a exposição Branca Luz, de Jun Yokoyama. E para quem buscar informações sobre os materiais disponíveis, é só se informar no quiosque azul, onde fica o atendimento ao público.
A organização prevê que haja um educador em cada quiosque, além de oficinas educativas, visitas monitoradas ao parque, shows musicais e contadores de histórias, que acontecerão do lado de fora dos quiosques.
O Espaço de Leitura PraLer funciona de terça a domingo, das 9 às 18h.

Parque da Água Branca
Avenida Francisco Matarazzo, 455
Telefones 3865-4130 e 3865-4131

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA