Mãos sempre jovens

0
1967

Foto:

O cirurgião plástico Ricardo

Tratamentos para o rosto e o corpo são comuns. Mas a mão senil é uma coisa difícil de esconder. E hoje em dia, também por conta do mercado de trabalho exigente, as pessoas precisam se apresentar bem. Quem pode explicar melhor o conceito desse tipo de mão é o Dr. Ricardo Afons Ickowicz, cirurgião plástico formado há 22 anos, especialista da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica: “Mão senil é uma mão com manchas, com rugas e com a pele desidratada, fina”. Como a mão é o cartão de visita da pessoa, fica difícil de disfarçar quando ela está muito manchada ou com a pele mais madura.
“A cirurgia plástica tem uma área de atuação na mão senil muito interessante, porque ela pode retirar a pele que sobra, e fica com uma cicatriz muito sutil perto do punho, tanto na parte posterior como anterior, bem na dobra”, diz o especialista. Outro procedimento é o enxerto controlado de gordura no subcutâneo da mão, feito com gordura do próprio paciente. “Pega-se um pouco de gordura do braço ou do abdômen, depois essa gordura é tratada, para ficar limpa de qualquer impureza, e é injetada na mão”, explica o Dr. Ricardo. Tudo é feito no mesmo dia, num centro cirúrgico, com anestesia local e alguma sedação no paciente. Para alguns pacientes pode ser recomendado os dois procedimentos.
Nos primeiros dias recomenda-se que não se faça atividades com muita ação, como lavar louça, dirigir, porque esse excesso de movimentação pode fazer a gordura se mexer e ela deve ficar em repouso. Depois do sexto mês do procedimento já se tem condição efetiva de saber se o enxerto ‘pegou’: 70% da gordura injetada é reabsorvida pelo organismo, mas o que sobra é suficiente para deixar a mão renovada. Após avaliação médica, quem quiser, depois de um ano pode fazer novamente o procedimento.
Quando a pele da mão está muito manchada, existe também o tratamento a laser. “Às vezes é necessário fazer várias aplicações, com intervalos de 20 dias, até conseguir a total remoção das manchas. Essas aplicações são feitas com anestesia local”, diz o médico, lembrando que quanto mais sol a pessoa toma mais manchas a pele terá, além de ficar envelhecida precocemente.

Dr. Ricardo Afons Ickowicz
Rua Apinajés, 203, Perdizes
Telefone 3868-1182

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA