De bem com o sol

0
1879

Foto:

De bem com o sol

É só dezembro chegar que já nos preparamos para aproveitar o verão, muito sol, praia e diversão. Mas tanta animação nos faz esquecer um item essencial para desfrutar do verão de forma saudável: o protetor solar.
“É fundamental o uso do filtro solar para uma proteção, não só pensando em câncer de pele porque de imediato, com o sol você fica bronzeada, bonita. Mas eu costumo falar que você paga a prestação disso lá na frente. Surgem manchas, o envelhecimento precoce (o fotoenvelhecimento), fora o câncer de pele, que tem aumentado muito a incidência”, explica a dermatologista Cristiane A. Barros Heras.
Mesmo com vários fatores de proteção solar (FPS) no mercado, a doutora orienta a usar pelo menos o de fator 30. A partir daí, a diferença de proteção é pequena entre os FPS.
Mas só escolher o protetor correto não basta. É imprescindível reaplica-lo. “O que a gente explica é que para praia, momentos de exposição ao sol intenso, usar o fator solar a partir 30 e reaplicar a cada duas horas, mesmo os que falem na embalagem que não saem na água. Porque eles saem e qualquer filtro vai perdendo a potencia”, ela alerta. Por isso, escolha um protetor de confiança e leve-o sempre junto. Para o rosto, pescoço e mãos, áreas mais nobres da pele, vale a pena investir em um protetor melhor, mesmo que seja mais caro.
Outra dica para quem vai curtir o sol é saber a hora certa de se expor: antes das 10 e após as 16h. E os protetores orais, que estão em alta, são úteis para melhorar a tolerância da pele ao sol, mas não substituem o protetor!
Para as crianças, use o protetor apropriado para eles. “Eles são menos irritativos, justamente porque a pele das crianças tolera menos. A maior quantidade de radiação que a gente toma são nos primeiros 20 anos da nossa vida. Eles são cruciais para a história da sua pele, se você vai ter câncer de pele mais para frente, as manchas. É importante lembrar das crianças”.
E quem está trabalhando também não deve se esquecer do protetor. O ideal é aplicá-lo pela manhã e reaplicar na hora do almoço. “No dia a dia tem que ser um filtro que você adore passar, que ele funcione para você como um verdadeiro cosmético. O importante é criar o hábito”, diz ela.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA