A importância do movimento

0
1333

Foto:

A importância do movimento

Hoje em dia, as pessoas já estão mais preocupadas com o corpo e a saúde. Muitas se matriculam em academias para conseguir um corpo mais tonificado, outras vão em busca do Pilates, que ajuda a alinhar a postura e melhorar a consciência corporal. E que tal uma atividade que traga todos esses benefícios?

O treinamento funcional se preocupa com o movimento do corpo. A fisioterapeuta Luciana de Jesus se certificou no treinamento para aplicar em seus pacientes. Ela explica melhor como ele funciona. “Biomecanicamente, nossas articulações se movimentam de maneira tridimensional. Quando você faz um movimento, você vai acionando vários grupos musculares. Se você vai na academia e faz só o deltóide, por exemplo, você fortalece só um músculo. Quando você precisa pegar uma sacola, você não trabalhou os outros músculos que estão nessa função também. Nesse treinamento, você trabalha a função, o movimento”.

Buscando um melhor treinamento, ela acabou de abrir o espaço Harmonia Fit, voltado especialmente para isso. Os equipamentos foram desenvolvidos para o treinamento funcional, e as aulas também contam com alguns acessórios. Os exercícios podem ser voltados tanto para condicionamento físico como para reabilitação. “Posso treinar o movimento de algum esporte específico. Você treina e melhora a performance desse atleta. A gente treina coordenação, equilíbrio, flexibilidade e força muscular, mas tudo baseado no movimento do corpo”, diz ela.

As aulas tem uma hora de duração e são agendadas. Participam no máximo quatro alunos por professor – todos educadores físicos – para que eles tenham uma maior atenção. Para começar, é importante ter a liberação de seu médico. Na avaliação inicial, os alunos passam por uma nutricionista, uma fisioterapeuta e por uma avaliação física. É aconselhado a partir de 14 anos. Pode ser feito todos os dias, desde que a pessoa tenha um bom condicionamento físico. Mas Luciana fala que duas ou três vezes por semana é o ideal. “Quando você faz o funcional, treinando os movimentos, você consegue melhorar o dia-a-dia, a movimentação”. E você vai sentir a diferença… e adorar!

 

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA