Pedalando pelas árvores

0
1889

Foto:

Pedalando pelas árvores

Os ciclistas do Pedal Verde se reúnem no último domingo do mês em frente ao Viveiro Manequinho Lopes no Parque do Ibirapuera para passear de bicicletas e fazer plantio de árvores em praças e parques da cidade.
Juliana Gatti Pereira, moradora em Perdizes, é uma das fundadoras e também coordenadora do grupo. “Começamos em janeiro de 2009 com um plantio em homenagem à cicloativista Márcia Regina Prado, que morreu atropelada na Avenida Paulista. Desde então, nos reunimos em passeios e para plantar”.
Juliana é formada em desenho industrial e desde 2006 estuda as árvores. “Trabalhava na marcenaria no IPT e quis saber a origem das madeiras. Daí comecei a pesquisar e nunca mais parei. Tenho uma empresa que promove passeios pela cidade e faço consultoria de plantio e paisagismo”.
O Pedal Verde reúne cerca de vinte integrantes em cada ação. O clube é aberto e quem quiser participar, basta aparecer nos passeios de bicicletas ou às praças onde eles plantam as mudas.
Até agora já foram 25 passeios e mais de 180 árvores plantadas, todas da flora brasileira. São pitangueiras, jabuticabeiras, grumixamas e outras espécies. A primeira praça a receber esses ciclistas foi a Miriam de Barros, que fica em uma travessa da Avenida Sumaré. Na ocasião, em 2009, eles plantaram uma jabuticabeira que já começa a dar frutos. E a mais recente foi a Praça Homero Silva que fica na Avenida Pompeia, em 1º de maio último.
O grupo atua por toda a cidade. “Temos integrantes do Pedal Verde de toda a cidade e cada um sugere uma praça ou parque para que se faça o plantio. Fizemos plantios no Parque da Previdência, da Guarapiranga, Praça da Luz, Parque Villas-Lobos e muitos outros locais”.
Em todas as ações que promovem, a vizinhança sempre é bem-vinda, lembra Juliana. “Na Praça Homero Silva, apareceu um morador com seu neto e veio participar da nossa ação. Os moradores devem se responsabilizar pelas praças e não ficar esperando pelas ações da prefeitura ou de empresas”, comenta ela.
Para saber quando será o próximo passeio e plantio das árvores, basta acessar o blog do grupo. Leve um lanche e água e prepare-se para passar bons momentos em contato com a natureza.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA