Emagreça bem

0
1183

Foto:

Emagreça bem

O Guia Daqui foi conversar sobre emagrecimento saudável com Maria Idati Eiró, médica nutricionista formada pela Universidade de São Paulo – USP, que trabalha com o método SOES, uma dinâmica baseada em teorias de comportamento que busca de forma gradual e sustentável, ou seja, que se prolongue por gerações, o equilíbrio e bem estar individuais. Segundo a nutricionista, quando o paciente encontra esse equilíbrio, o emagrecimento é uma consequência.
De acordo com Idati, SOES é um sistema de reestruturação do comportamento alimentar que usa instrumentos de motivação para que os indivíduos atinjam mudanças de hábitos estruturadas e duradouras. “Conhecer a rotina do paciente é importante porque o tratamento é individualizado, cada um tem seu histórico, e é necessário estabelecer uma rotina porque a falta de rotina atrapalha muito”, esclarece.
No início do programa, a nutricionista pede ao paciente um relatório onde ele deve anotar tudo o que ingere durante o dia – procedimento conhecido entre os nutricionistas como recordatório alimentar. “Isso serve para descobrir o que o paciente está comendo de bom e de ruim. O seguinte passo é equilibrar as refeições destacando os alimentos mais saudáveis e tentar substituir, gradativamente, os alimentos ruins que o indivíduo está acostumado a consumir”.
Além disso, relata a médica, semanalmente aplica pequenas tarefas ao paciente que o ajudam na autoestima. “Faço meu paciente se olhar no espelho para perceber o que ele gosta nele próprio e o que o deixa insatisfeito”.
Para o sucesso do programa, é necessário que haja uma mudança de comportamento do indivíduo. O conjunto de ações como andar à pé até o trabalho ou ao mercado, descer alguns pontos de ônibus antes do destino, subir as escadas no lugar do elevador e outras atitudes igualmente importantes, somadas com uma alimentação mais saudável, menos calórica, incluindo frutas e verduras, o emagrecimento, ressalta, acontecerá naturalmente.
O essencial, garante, é estar bem e ter a consciência que vários aspectos da vida do indivíduo como lazer, atividades físicas e relacionamentos interpessoais quando bem trabalhados e estimulados, definem o estilo de vida ideal. Todos os outros benefícios, incluindo a forma física que o leitor tanto deseja, virão como uma consequência natural.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA