50 anos de solidariedade

0
1925

Foto: Gerson Azevedo

Gerson Azevedo
Voluntárias do Centro Social da Paróquia N. Sra. do Rosário da Pompeia

Centro Social da Paróquia de Nossa Senhora do Rosário de Pompeia comemora 50 anos de prestação de serviços à comunidade. Ligado à paróquia, a entidade tem identidade própria, sem fins lucrativos, diretoria e CNPJ.

Presta diversos serviços sociais a pessoas carentes, atendimento médico, odontológico, enfermagem, psicológico, farmácia e fisioterapia, assessoria e orientação jurídica, atendimento social, entre outros.

Segundo a Maria da Graça Valente Dullo, assistente social e responsável pelo centro, “Antes, fazemos uma triagem. Só atendemos quem mora ou trabalha na região”. De fevereiro a agosto deste ano, foram prestados 8.197 atendimentos. Só a farmácia fez 1.300 atendimentos. A distribuição de medicamentos é feito mediante receita médica.

O Padi – Programa de Atendimento Domiciliar ao Idoso é um dos serviços que Maria da Graça destaca. “Nossas enfermeiras e fisioterapeutas visitam os idosos doentes em casa, prestam os atendimentos necessários e orientam a família. Quem pode vir é atendido em nosso ambulatório”.

O Centro tem parcerias com as faculdades São Camilo, Uninove e Anhanguera, e convênios com a prefeitura e governo estadual.

Tem um serviço de empréstimo de equipamentos hospitalares. Com a doação de alimentos feita pela comunidade eles entregam 70 cestas básicas por mês.

Gerson Azevedo
Voluntárias do Bazar (Foto/Gerson Azevedo)

Roupas, brinquedos e outras doações recebidas, quando precisam de pequenos reparos, passam pela oficina e depois são entregues às crianças ou adultos ou então vendidos no brechó, que é uma das fontes de renda da entidade. Promovem bazares no Dia das Mães e de Natal e festas juninas, abertos à comunidade.

A creche atende 173 crianças que recebem cinco refeições diárias, além de atividades pedagógicas e lúdicas. E quem quiser apadrinhar uma criança pode se inscrever no Projeto Adote. Para os jovens e adultos, há um curso de alfabetização à noite.

Todo atendimento é feito por funcionários e 75 voluntários. “Somos movidos pelos nossos voluntários”, diz Maria da Graça. Atualmente, há necessidade de mais dentistas e psicólogos. Doações em dinheiro no no Banco do Brasil, agência 3026-0, conta corrente 13535-6 em nome do Centro Social N. Senhora do Rosário, CNPJ 60.809.837/0001-08.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA