O planeta agradece

0
1243

Foto:

José na Estação de Reciclagem

Acumulando pontos com as iniciativas tomadas para viabilizar projetos de reciclagem, o Grupo Pão de Açúcar é referência no tema de sustentabilidade no país. Desde 2001, o Programa Estações de Reciclagem Pão de Açúcar Unilever e Extra H2OH! disponibiliza para os clientes pontos de entrega voluntária de materiais recicláveis nos estacionamentos das lojas do grupo.
Atualmente, a empresa oferece 224 estações de reciclagem. Dessas, 111 são lojas Pão de Açúcar, 110 Extra e três Compre Bem. Mais de 46 mil toneladas de material reutilizável já foram arrecadadas e doadas para cooperativas de reciclagem parceiras do programa.
Só na zona oeste são 16 lojas que recebem o material da comunidade e uma das estações mais importantes dessa região é a que fica no interior do estacionamento da loja Pão de Açúcar 24h, na Avenida Alfonso Bovero, e a participação da comunidade é grande e envolve pessoas de todas as idades. Alguns levam nas próprias sacolinhas plásticas que serviram para transportar as compras, outros chegam de carro e abrem os porta-malas para descarregar tudo o que foi acumulado durante a semana. “A comunidade colabora bastante e isso contribui para o sucesso do projeto. E por ser uma loja 24 horas, o descarte de material é feito durante todo o dia e à noite também”, observa Roseli Rodrigues, Consultora de Cliente daquela da loja.
Quando o material chega à estação, começa o processo de separação das embalagens por tipo de material. A reportagem foi entender como isso funciona e conversou com o agente ambiental José Pereira da Silva, 58 anos, há dois anos na função. José conta que chega à estação às 7 horas e sai às 16 para a entrada de um outro agente para cobrir o segundo horário. A primeira seleção do material é feita ali e armazenada em grandes sacos transparentes.
O caminhão de coleta passa até 3 vezes por semana para transportar o material para a cooperativa. Lá, ele é pesado e depois segue para a esteira onde passa para a reciclagem fina, em que cada funcionário é designado para pegar um tipo de embalagem. “Vai tudo para a esteira e os funcionários ficam um ao lado do outro. Cada um pega um tipo de embalagem. Os vidros também são separados por cor. Latas de mantimentos são separadas como metal, diferente das latas de alumínio”, explica.
São receptados cerca de 200 quilos de material reaproveitável por dia. Só em 2010 foram mais de 10 mil toneladas arrecadadas. Além disso, desde 2008 foram coletados mais de 500 mil litros de óleo de cozinha usado e grande parte é encaminhada para a produção de biocombustível, segundo o Grupo Pão de Açúcar.
Para a comunidade, a estação é motivo de orgulho, além de promover o envolvimento das pessoas com com a sustentabilidade. Enquanto fazíamos a matéria, colhemos alguns depoimentos como o de Bruno Catib, morador da Rua Dr. Augusto de Miranda, que diz que passou a levar o que ele e a família juntam para a estação do Pão de Açúcar depois que uma outra estação próxima de sua casa, a da Igreja João Vianei, da Praça Cornélia, fechou com a saída de um padre que organizava a iniciativa.
Márcia Quental diz que coloca os netos no carro e faz disso uma prática mais ecológica e responsável: considera que dessa maneira estará dando bons exemplos às crianças conscientizando sobre a importância de iniciativas desse gênero.
Além da estação que fica na loja da Avenida Professor Alfonso Bovero, 1.431, há outros locais. Agora, é só fazer a sua parte. O planeta agradece!

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA