Ilustrador|ganha prêmio

0
1170

Foto:

Ilustrador ganha prêmio

O Prêmio Jabuti é um importante prêmio literário do Brasil e é oferecido pela Câmara Brasileira do Livro. A primeira edição aconteceu em 1959. Foi idealizado por Edgard Cavalheiro quando presidia a CBL. Inicialmente eram premiados apenas livros e autores. Com o passar dos anos, outras categorias foram incorporadas.
Neste ano, na categoria ilustração, o ganhador foi Manu Maltez, artista gráfico e morador em Perdizes. Ele ganhou o prêmio com a ilustração que fez para o livro “O Corvo” (Ed. Scipione), de Edgar Alan Poe (1809-1849). As suas ilustrações foram inspiradas na poesia do texto.
A trajetória de Manu como ilustrador tem mais de uma década. Filho de dois outros artistas gráficos, Helio de Almeida e Laura Beatriz, desde muito jovem convive com lápis e papel. “Meus pais sempre nos incentivaram. Minha casa aqui em Perdizes tinha as paredes desenhadas e muita gente que passava na rua achava que era uma escolinha”, conta ele.
Ter ganhado o Jabuti foi uma boa surpresa para ele. “Ganhar um prêmio como esse é legal pelo reconhecimento que vem junto”. O projeto não é recente. Ele apresentou em outra editora que se recusou a publicar como ele queria. “A Scipione publicou o livro com as minhas ilustrações da maneira que eu queria”, diz. O lançamento aconteceu em 2010 durante a quinta edição da Balada Literária. Para o lançamento, Manu construiu na ocasião um imenso corvo e com sua banda deu o toque musical em show no no Teatro da Vila Madalena.
Além de ilustrar livros de outros autores, também é escreve e publicou entre outros o “Meu tio Lobisomem – Uma história verídica” (Ed. Peirópolis).
Manu vai além das ilustrações. É músico formado pela Faculdade Santa Marcelina e tem uma carreira consolidada. Gravou vários CDs entre eles “Esse Cavalo Morto no Jardim” com o Grupo Cardume, com letras e melodias de sua autoria. Agora, está em estúdio gravando um novo CD com o grupo Emaranhado Sereno. Nele, Manu faz letra, melodia, toca o baixo e canta. E tem a participação do amigo e também compositor Fábio Barros e a voz de Tatiana Parra. Ele também tem um duo de viola caipira. Seu trabalho pode ser visto no YouTube.
Para relaxar, ele pratica skate e gosta de ir até a pista do Parque Zilda Natel, na confluência da Avenida Dr. Arnaldo com a Cardoso de Almeida. “Sempre apareço por lá”.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA