Um caminho seguro

0
1353

Foto:

Equipe da Aprocima

Num reduto de escolas, universidades e imóveis considerados ícones arquitetônicos e de valor histórico, como o prédio da Pontifícia Universidade Católica, o bairro de Perdizes abriga a ONG Aprocima, uma instituição que recebe apoio da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, órgão ligado à Prefeitura Municipal de São Paulo.
Foi fundada em 1975 por um grupo de moradores das imediações da capela ao lado da Universidade Católica, na Rua Monte Alegre, com o propósito de ajudar os meninos que ficavam até muito tarde na região fazendo pequenos trabalhos subalternos, como zelar pelos carros estacionados nas ruas ou carregar sacolas e mercadorias daqueles que consumiam nas feiras livres.
A reportagem foi conhecer a Aprocima para contar ao nosso leitor um pouco do trabalho e fomos recebidos por Neuza Clemente Rendeiro, diretora da entidade e uma das idealizadoras do projeto. “Éramos em vinte pessoas que nos revezávamos na responsabilidade de fazer e servir os lanches das crianças”, conta. Daquela época, muitas lembranças formam a história de luta e de dedicação da entidade social.
Cerca de 240 crianças entre 6 a 15 anos são atendidas atualmente pela Aprocima – 120 para cada período. Lá, elas recebem alimentação, orientação e reforço nas dificuldades escolares, participam de atividades esportivas e culturais. Além disso, são oferecidos cursos de computação, tear manual, bordado, artesanato e palestras de conteúdo voltado à formação da cidadania.
Segundo a diretora da Aprocima, a organização é considerada uma entidade de passagem, pois as crianças alternam com a escola o tempo que elas ficam na instituição, ou seja, pela manhã, chegam as crianças que vão para a escola à tarde e, as crianças do período da tarde, já foram à escola na parte da manhã. “O nosso objetivo é tirar a criança da rua, por isso revezamos o período, metade do dia a criança fica aqui e a outra metade, ela vai para a escola”, diz.
De acordo com Neuza Clemente Rendeiro, graças ao apoio da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social da Prefeitura de São Paulo e a contribuição de centenas de paroquianos, a Aprocima pode ajudar a manter a estrutura familiar tão importante para a formação do cidadão.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA