Chega de sedentarismo!

0
1169

Foto:

Alexandre e Fernanda

Já foi comprovado: a população idosa aumenta a cada dia! E os cuidados com esse público nem sempre são tão efetivos. Para ajudar a terceira idade a ter mais qualidade de vida, o Espaço Tai Ken Corpo e Saúde, que está há três meses no bairro das Perdizes, criou atividades especiais para eles.
As atividades específicas para a terceira idade vão desde alongamento até aulas de dança. Palestras e passeios feitos em grupos também estão inclusos no programa. “Os exercícios trazem a consciência corporal. Queremos oferecer um espaço onde o idoso pode aprender e ter recursos para envelhecer com autonomia”, diz Alexandre Luzzi, professor e proprietário do Espaço Tai Ken Corpo e Saúde.
Os idosos participam sempre das aulas em duplas, a ideia é que eles possam trabalhar em conjunto, e que um olhe para outro, se corrijam e incorporem a maneira certa de fazer as atividades. “Trabalhar a dois, sociabiliza e fortalece a comunicação”, explica Luzzi.
Os exercícios também são sempre coordenados por mais de um professor para dar maior atenção para cada pessoa, já que a idade avançada requer cuidados especiais. Os participantes fazem atividades em aparelhos, mas todos eles têm mecanismos hidráulicos para proteger o corpo do aluno.
Muitas coisas podem (ou não!) acontecer com idosos que não praticam exercícios. Mas o que vemos quase sempre é que as atividades melhoram significativamente a vida dos anciões. “Vemos modificações em quem participa do programa, como o progresso no desempenho das atividades diárias. Tudo fica mais fácil: subir escadas, levantar do sofá, levantar da cama, caminhar em rampas, e ainda há a diminuição de dores”, esclarece Fernanda Miasiro, proprietária e professora da Espaço Tai Ken Corpo e Saúde. Ainda segundo ela, mudanças no aspecto psicológico também podem ser observadas: há uma melhor aceitação às adaptações corporais, mudanças no seu estado de humor em função do reconhecimento do grupo e dos professores, maior compartilhamento de experiências com pessoas da mesma faixa etária e fortalecimento de vínculos.
As aulas oferecidas têm duração em média de 1 hora e meia. Os horários para praticar as atividades são as 10h30 e às 15h30, já o valor do programa é de R$ 200,00 por mês.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA