A poesia sobe ao palco

0
1386

Foto:

Roberta comanda o evento

Na segunda quinta-feira de cada mês, o Núcleo Bartolomeu de Depoimento – Teatro Hip Hop, promove dois eventos à poesia falada. O evento é aberto a todas as pessoas.
“O espaço é dedicado à poesia falada, totalmente livre onde a celebração da palavra é o principal objetivo”, informa Roberta Estrela D’Alva, poeta, apresentadora e organizadora dessas noites de poesia, desde 2008.
Na primeira parte, tem o Poetry Slam. O microfone no palco fica aberto para quem quiser declamar seu trabalho.
Roberta se inspirou em outros eventos semelhantes aqui e fora do país. “Aqui conheci o Sarau da Cooperifa e achei incrível, de uma diversidade impressionante”. Em uma viagem a Nova York teve a oportunidade de conhecer outros Slam e decidiu fazer o evento no NBD.
Segundo ela, a cada encontro, “aparecem pessoas das mais diferentes idades, profissões, visões de mundo, anseios e crenças. Todos param para ouvir, ver e sentir a poesia”.
A entrada e a participação é totalmente livre e ninguém paga nada. Às 20h tem início o Microfone Aberto ou ZAP, Zona Autônoma da Palavra onde qualquer pessoa pode declamar suas poesias e textos.
Encerrado o ZAP é hora da disputa entre os poetas que se inscreveram. É o Slam. Por ser um concurso, tem suas regras. O poema ou texto devem ser de autoria do poeta e podem ser lidos. Na hora da apresentação, não é permitido nenhum acessório, figurino ou acompanhamento musical. Cada um tem até três minutos para defender seu trabalho. Há uma tolerância de 10 segundos e se excedido esse tempo, é descontado um ponto.
Os cinco jurados, escolhidos na hora pela organização junto ao público, dá notas de zero a dez a cada candidato. Eles avaliam não só o texto como a performance do candidato. As notas maiores e menores são descartadas. Na primeira parte, todos os inscritos participam. Desses, cinco se classificam para a segunda rodada, com novas poesias ou textos também inéditos e os três melhores vão para a grande final. Entre esses, quem recebe a maior nota ganha o concurso e leva para casa, livros e CDs.
Participe da próxima edição que será dia 9 de agosto.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA