Viagem pela perfumaria

0
1215

Foto:

A arte de Lalique no Espaço Perfume

Em comemoração aos 150 anos de nascimento de René Lalique (1860-1945), considerado um gênio de sua época. Ele revolucionou a perfumaria com suas criações de frascos de cristais. Suas peças estão expostas no Espaço Perfume Arte+História, em Perdizes. A exposição foi possível através da parceria entre a Royal Opera e o Grupo o Boticário.
Lalique trabalhou para importantes casas de luxo como Cartier, Boucheron e Jacta, e são famosas suas peças em estilo Art Neuveu. Mestre vidreiro do movimento Art Déco, ele criou peças altamente sofisticadas e ecléticas. Seu trabalho foi o responsável pela grande revolução tecnológica e comercial que ainda hoje continua a influenciar a forma como frascos e perfumes são criados e embaladas.
O artista criou memoráveis frascos de perfumes para as melhores casas de fragrâncias do anos 20 e 30. A sua relação com a perfumaria de alto luxo para a própria casa francesa, é mais recente e tem apenas 20 anos.
Suas criações se baseiam em três temas decorativos: fauna, flora e corpo humano. Ele transformou matéria bruta, em movimentos artísticos repletos de beleza, graça e sensualidade. A mostra apresenta alguns dos principais cristais de Laliqeu, desenvolvidos para sua própria grife.
Depois de Moscou e Monteral, o Brasil recebe esta exposição dos cristais. Os 15 cristais estão expostos no primeiro andar do Espaço do Perfume. Algumas das peças expostas não estão mais em circulação e são muito disputados por colecionadores. A cada lançamento de uma fragrância a empresa lança uma edição de colecionador, em edição limitada. Cada uma custa a partir de 11 mil reais.
O Espaço Perfume Arte+História recebeu em doação da grife Lalique, um exemplar em cristal do novo perfume Nilang.
Inaugurado em 2010, o Espaço Perfume é uma mostra dedicada à história da perfumaria nacional e internacional. É uma parceria entre a Faculdade Santa Marcelina e o Grupo Boticário. A mostra fica aberta à visitação até 4 de outubro, e a entrada é grátis.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA