Trânsito é na escola

0
2048

Foto:

Paulo Kanaan, do Ceat

O trânsito têm sido o causador de muitas mortes e acidentes nas cidades e nas estradas. O número crescente de veículos em circulação contribui para isso. Ao mesmo tempo fica evidente que precisamos melhorar e contribuir para isso, seja como pedestres ou como condutores.
A educação e o aprimoramento dos profissionais em trânsito é o foco do Ceat – Centro de Estudos Avançados e Treinamento/Trânsito. Criado em 2002 a instituição não tem fins lucrativo e é voltado à pesquisa e à educação de trânsito.
Segundo Paulo Kanaan, coordenador dos cursos e com atuação profissional desde 2007, “apesar de todo mundo usar o trânsito para todos os deslocamentos, poucos percebem isso. Aqui formamos profissionais com conhecimento técnico, jurídico e psicológico para cuidar do trânsito”.
Os cursos do Ceat são dirigidos para formar para agentes de trânsito, fiscais de trânsito (teoria e prática), psicologia aplicada, direção defensiva, gerenciamento de conflitos com os infratores de trânsito, administração do trânsito (legislação, práticas gerenciais e instalação de Jaris – Juntas Administrativas de Recursos de Infrações). A maioria deles é ministrada a pedido de prefeituras que precisam formar seus profissionais de trânsito que são nomeados através de concursos públicos.
A escola também oferece três cursos de pós-graduação lato sensu: gestão e direito de trânsito; gestão, engenharia e operação de trânsito e gestão, psicologia e educação de trânsito. Os cursos têm duração de 18 meses, carga horária de 400 horas/aula as aulas acontecem em um final de semana uma vez por mês. A próxima turma em gestão e direito inicia no dia 25/8.
“A vantagem de nossos cursos de pós-graduação”, lembra Paulo, “é que além de capacitação profissional, o aluno também tem certificado para se tornar docente. Depois de formado, o aluno pode trabalhar em CFCs e também lecionar, entre outros establecimento que têm carência por este profissional”.
O corpo docente do Ceat é formado por doutores, mestres e especialistas em trânsito. Todos eles, além da especialização, são profissionais que atuam na área de trânsito. A pós-graduação é uma parceria do Ceat com a Faculdade Inesp.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA