Mundo das invenções num só lugar

0
2160

Foto:

Mundo das invenções num só lugar

Associação e museu funcionam no mesmo prédio, em Perdizes, e recebem em média cinco inventores com ideias inovadoras todos os dias.
Quando a gente acha que não existe mais nada para inventar, surge uma novidade. Essa é a rotina da ANI (Associação Nacional dos Inventores), fundada em 1992 por Carlos Mazzei, que recebe, diariamente, desde aquela data, pelo menos cinco autores com ideias geniais das mais diferentes cidades do Brasil. O objetivo primordial da ANI é dar suporte aos inventores, ajudando desde o registro das patentes até a intermediação das parcerias para comercialização do produto. “Alguns inventores têm ótimas ideias, outros nem tanto, mas atendemos a todos que nos procuram, orientando sobre os procedimentos que devem seguir”, revela Daniela Mazzei, filha do fundador e diretora do Museu das Invenções, que funciona no mesmo prédio da associação, no bairro das Perdizes.
A ANI fornece todo o suporte técnico e jurídico para quem quer proteger a ideia legalmente e introduzi-la no mercado. Sem essa assessoria, o autor de um invento fica desprotegido e pode ter seu projeto roubado. “Não se pode simplesmente inventar algo e sair por aí mostrando ou contando para todos. Recomendo que o inventor sempre procure orientação e registre sua ideia antes de mais nada”, diz.
Hoje, a Associação assessora mais de 300 projetos, entre os quais objetos inusitados, úteis e divertidos como os óculos com retrovisor, para os desconfiados; o pente com cerdas laterais, para os carecas; a tábua de passar que se transforma em cadeira de descanso para as donas de casa; o vaso sanitário ecológico, que utiliza cal para transformar dejetos em areia e não polui as águas; a bicicleta canguru, que ao invés de rodar, pula; o chinelo vassoura, que ajuda a manter a casa limpa, entre outros. Todos esses objetos, e muito mais (na lista há mais de 500), estão em exposição no Museu das Invenções, que foi inaugurado em 1996 e é conhecido como Inventolândia. Segundo Daniela, mais de 2 mil visitantes passam mensalmente por lá, entre crianças, adultos e turistas na cidade de São Paulo. Seu horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 10 às 17h e o valor da entrada é de R$ 10 por pessoa.
A Inventolândia também recebe grupos de estudantes em excursão de escola. Para agendamentos de visitas monitoradas, ligue ou acesse os sites.

COMPARTILHE
Artigo anteriorMamma mia!
Próximo artigoEVENTOS 4

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA