Ginástica para o cérebro

0
1350

Foto:

Supera Pompeia

Método criado por engenheiro do ITA potencializa a capacidade cognitiva do cérebro e ajuda a prevenir demências.

Acaba de chegar ao bairro a Supera, uma escola/academia que ensina o aluno a aumentar sua capacidade cerebral através de exercícios especiais e jogos. De acordo com Heitor Augusto Duarte, diretor da empresa, o método do curso foi criado por Antonio Carlos Guarini Perpétuo, engenheiro aeronáutico do ITA, que percebeu que seu filho tinha dificuldade de concentração na escola e precisava desenvolver o raciocínio lógico. “Pesquisando, ele conheceu o ábaco, instrumento milenar de cálculo, largamente usado nos países orientais. Ele encantou-se com a ferramenta pedagógica, que desenvolve a concentração e velocidade de raciocínio de maneira surpreendente, decidiu ocidentalizar sua prática e, junto com uma equipe de professores e pedagogos, desenvolveu o Método Supera”, explica.

Heitor diz que o método consiste em cinco grandes grupos de atividades que são poderosas ferramentas para estimulação cognitiva: os exercícios com o ábaco, para a concentração, lógica, disciplina e a persistência; as apostilas “Abrindo Horizontes”, desenhadas especificamente pelo Método Supera e que contêm atividades que estimulam criatividade, pensamento sistêmico, memória, habilidade visual espacial, resolução de problemas; os jogos pedagógicos, ensinados individualmente ou em grupo, para estimular o pensamento lateral,  criatividade, estratégia de resolução de problemas, relacionamento interpessoal e inteligência emocional; a neuróbica, ou “aeróbica dos neurônios”, que instiga o cérebro a criar novos padrões de pensamento quando realiza atividades cotidianas de maneiras não convencionais (ex.: usar a mão não dominante para escrever ou escovar os dentes, ler de trás para frente, etc.); os vídeos motivacionais e as dinâmicas de grupo, que aguçam a inteligência emocional e interpessoal, além de auxiliar quanto à autoestima, autoconfiança e motivação.

Segundo a neurociência, quando o cérebro é estimulado da maneira correta (somando-se a bons hábitos alimentares), são geradas novas sinapses (ligações entre neurônios) e reforçadas as existentes, o que traz benefícios como: melhor concentração, atenção, memorização, maior velocidade de raciocínio lógico, autoconfiança, além de prevenir doenças ligadas ao cérebro, como demência, por exemplo.

O diretor do Supera Pompeia acrescenta que alunos de todas as idades podem se beneficiar do método. “Obviamente, para cada faixa etária e perfil de aluno, existem cursos específicos. Temos cursos para crianças a partir de quatro anos de idade”, revela.

De modo geral, o método é aplicado em aulas de duas horas semanais e 18 meses de duração, com turmas de, no máximo, 12 pessoas.

Supera Pompeia
Av. Pompeia, 1.087
Telefone 2362-6441
pompeia@metodosupera.com.br
www.metodosupera.com.br

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA