A falta de sono pode promover ganho

0
1488

Foto:

A falta de sono pode promover ganho

Devido à agitação dos dias atuais, as pessoas têm dormido cada vez menos do que o necessário. Além disso, o estresse do dia-a-dia tem prejudicado também a qualidade do sono.
A privação de sono causa cansaço, limita a nossa produtividade e pode gerar até acidentes de trânsito. Estes sintomas ocorrem porque dormir menos do que o necessário altera o ritmo dos nossos hormônios. 
O que pouca gente sabe é que esse desequilíbrio hormonal aumenta o apetite e favorece a obesidade. Há evidências de que a falta de sono também é responsável pela diminuição do nosso gasto energético, o que também facilita o ganho de peso. Recentemente, estudos apontaram que aproximadamente 1/3 dos obesos dormem menos de 6 horas por noite. E para piorar este cenário, algumas pesquisas demonstram associação entre a falta de sono e um maior risco para o surgimento de diabetes tipo 2.
O ritmo hormonal se normaliza com 7 a 8 horas de sono na maioria das pessoas. Além disso, recomenda-se um ambiente escuro e longe de barulho para garantir um sono de melhor qualidade. Essas medidas, segundo os especialistas, ajudam a diminuir o apetite e a regular o gasto energético. 
Em resumo, o tratamento da obesidade deve se basear não somente na boa alimentação e na prática regular de exercícios físicos, mas também deve ser focado no tempo e na qualidade do sono.

COMPARTILHE
Artigo anteriorFormando cidadãos
Próximo artigoNotas de bem-estar

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA