Charme renovado

0
1644

Foto:

Além de ecologicamente corretos, os móveis de madeira de demolição dão vida e alma a qualquer ambie

Eles já foram portas, pisos, camas, cômodas e outros móveis e objetos de decoração… e mais antigamente ainda, árvores de diferentes tamanhos, quem sabe no terreno de quem, na história de quem… e continuam robustos, servindo novamente a humanidade com seu charme e beleza. Sim, são os móveis de madeira de demolição, modificados para mais uns 50 anos de uso (ou mais).
Quem opta pelo uso de itens com esse material, pode dormir tranquilo, sabendo que algumas árvores foram poupadas em seu processo de “fabricação” ou, mais propriamente, renovação.
“Um móvel antigo volta à vida com a retirada de camadas de tinta, novos puxadores e acessórios ou até uma nova lustração ou pintura”, diz a restauradora Vânia Kiefer, proprietária da Oficina da Pintura, há 13 anos no bairro da Pompeia. Ela explica que trabalha com móveis de madeiras nobres, como o cedro, o ipê, o jacarandá, a peroba-do-campo, a peroba-rosa, a canela-preta e o pinho-de-riga, além de imbuia e pau-brasil, entre outras, e que aplica nelas diferentes técnicas de restauração. “Um móvel antigo pode ser clareado para retirar excessos e ficar com cheiro de madeira nova, pode passar por uma máquina para ganhar textura lisa e também pode ser colorido à mão ou pistola, com técnicas de pátinas provençal e satinê, entre outras, por exemplo”, explica. Além de restaurar, Vânia também desenvolve projetos de móveis com fornecedores próprios.
Diferentes itens de madeira de demolição, como mesas, armários, camas, etc., também podem ser encontrados na Vila Minas, uma loja que acabou de abrir suas portas em Perdizes. Segundo Marcelo Américo, sócio proprietário do comércio, os móveis são produzidos por seus dois outros sócios, que há anos trabalham com esse material nobre. “O cliente pode achar o que precisa em nosso showroom ou encomendar o objeto que deseja sob medida. Temos muita flexibilidade e damos um prazo de entrega entre sete e 15 dias para os produtos expostos e entre 15 e 30 dias para novas encomendas”, informa.
Marcelo, que é engenheiro e músico, diz ainda que está adorando comercializar móveis de madeira de demolição. “O diferencial é que trabalhamos com um produto único, com alma, e que tem a capacidade de embelezar qualquer ambiente”, finaliza.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA