Cuidado com|doença periodontal

0
1388

Foto:

Cuidado com doença periodontal

De origem infecto-inflamatória, a doença periodontal é causada pelas bactérias presentes na placa bacteriana formada em nossa boca e está diretamente ligada à qualidade da higienização bucal. “A escovação correta e eficaz e o uso do fio dental, que devem ser realizados no mínimo três vezes ao dia, são essencaiis para manter a boca saudável”, afirma Mônica Grazieli Corrêa, doutora e mestre em periodontia pela Unicamp que atende na Clínica Odontológica Fabio Pasta.
A periodontia é a especialidade da odontologia que cuida e trata de doenças que envolvem a gengiva. Segundo Dra. Mônica, “logo após a higienização, a placa bacteriana já começa a se formar junto aos dentes e a gengiva. Sem o uso do fio dental e sem escovação adequada, em pouco tempo, formam-se os cálculos (popularmente conhecido como tártaro) e quando ele adere ao dente, somente o dentista, por meio de tratamento adequado, consegue eliminá-lo”.
Os sintomas da doença periodontal variam de pessoa para pessoa. Sangramento é o sinal mais comum e mais facilmente percebido. Hálito ruim ou um gosto desagradável na boca, mesmo depois da escovação podem ser sinal do problema, entre outros sinais, adverte a dentista. Se não cuidada e tratada a doença, o paciente pode até perder os dentes.
Os diabéticos e os fumantes têm maiores probabilidades de desenvolver a doença periodontal mais rapidamente. Mas com os cuidados básicos eficientes, o risco cai e a pessoa pode ter uma vida normal.
Dra. Mônica lembra que antes de qualquer outro procedimento odontológico ser realizado (ortodontia, implantodontia, endodontia entre outros), a gengiva precisa estar saudável para eficácia e segurança do tratamento dentário.
Com 13 anos de funcionamento na região, a clínica comandada pelo Dr. Fabio Pasta, além de periodontia oferece outras especialidades como implantes dentários, endodontia, próteses, dentística restauradora e estética, ortodontia buço maxilo facial e odontopediatria. 

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA