Batuque se aprende|na escola

0
1337

Foto:

Batuque se aprende na escola

A tradição do samba está sendo preservada através de cursos da Águia de Ouro.

Os cursos (bateria, passista, porta-bandeira e mestre-sala) foram criados para envolver a escola de samba com a comunidade da Pompeia desde a fundação da escola, em 1976. Quem se sai bem é selecionado para ser um dos 3.200 integrantes que desfilam no Sambódromo.

Mestre Juca, há 23 anos na direção da bateria da escola, lembra: “Começamos com cursos de instrumentos para as crianças e pensando em formar os futuros ritmistas da Águia”. Hoje, com o crescimento da procura, “além dos cursos para as crianças, também temos cursos para os adultos”. Lembra ele que ninguém paga nada, outra tradição da azul e branco da Pompeia, que neste ano leva Dorival Caymmi como enredo.

Um dos diretores de bateria da Águia de Ouro, Paulo Cezar Saviani, o Paulinho, é um exemplo desse trabalho. Morador da Vila Anglo e músico profissional, Paulinho começou na escolinha. Ele chegou à escola já sabendo tocar cavaquinho e escolheu o repilique aqui na escola. “Assim como outras crianças, além de aprender a tocar um instrumento, queria desfilar, que é sensacional. Hoje, sou um dos diretores da bateria e acompanho os nossos novos ritmistas. Os que se saem bem desfilam na bateria.”

Diego Santana, estudante de 16 anos, é um dos jovens ritmistas da Águia. Escolheu a caixa como instrumento de percussão. “Sempre quis sair na bateria e cheguei aqui com seis anos. Passei pela escolinha e desde 2011 saio na bateria da Águia”, conta sorridente.

Outros exemplos. O mecânico Wellington Monteiro Silva há dois anos toca repilique. “Aprendi o que sei na escola e só sai na bateria quem tem ritmo. Ensaiamos desde setembro e com muito empenho”. Cleiton Roberto Santos, mecânico industrial, também toca repilique e afirma que “a escola da Águia, ao contrário de outras escolas de samba que frequentou, dá oportunidade e recebe o pessoal de braços abertos. Aprendemos, além de tocar, a ter compromisso com a escola”.

Os ensaios da Águia de Ouro acontecem às sextas-feiras, às 22h, e aos domingos, às 20h. As inscrições para novas turmas (bateria, mestre-sala, porta-bandeira, passistas) são abertas após o Carnaval e as informações ficam disponíveis no portal www.aguiadeouro.com.br 

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA