O poder da poesia

0
1496

Foto:

O poder da poesia

Escritores se reúnem para disseminar sua arte.

Há cerca de quatro anos, a escritora Dinah Choichit teve a ideia de fundar uma ONG que promovesse a literatura e levasse uma mistura de arte e lazer para a população. “Tudo teve início após o fechamento de uma associação de senhoras que reunia jornalistas e escritoras para discutir literatura. Na época, eu era secretária desse grupo e tinha a vontade de disseminar essa arte para fora, realizando encontros e saraus”, explica.

Assim que surgiu o ICAL – Instituto Cultural Artístico Literário, uma instituição sem fins lucrativos, que visa promover projetos que incentivam a cultura, a arte e a literatura.

Atualmente composta por mais de 20 escritores já com livros publicados, o ICAL realiza diversas atividades, como oficinas de criação de textos, saraus, eventos e publicação de trabalhos anuais. A Oficina de Criação de Textos Ideias e Ideais acontece todas as quintas-feiras em diferentes locais, como associações comerciais (nas Distritais Lapa e Pinheiros) e na casa de alguns dos participantes. “Essa oficina é oferecida gratuitamente, com uma turma assídua e criativa, que vivencia a literatura através de práticas de leitura e escrita. O objetivo é instigar o processo de criação de cada um, com desenvolvimento de temas variados, como cidadania, amor, família, política, geografia, etc. e leituras coletivas. Em todo encontro relembramos as regras gramaticais e o uso delas em nosso idioma”, descreve Ana Maria Maruggi, sócia fundadora do ICAL e moradora de Perdizes.

Os eventos são realizados em locais diferentes da Zona Oeste com encontros, concursos literários, estudos, pesquisas, cursos, palestras, gincanas, premiações, desfiles, contação de histórias, shows, peças de teatro e saraus, que são anuais e acontecem entre o final de novembro e o começo de dezembro. “O primeiro sarau foi no Palmeiras há cinco anos. Foi um evento que durou das 14 às 21h e acabou com o bailinho das senhoras. O segundo foi na Vila Madalena, depois em Pinheiros e o último no Parque da Água Branca. Em todo sarau acontece declamações, contações de histórias, danças, shows com bandas ou músicos, uma verdadeira mistura de arte para os participantes”, acrescenta Dinah.

Para este ano, além das oficinas que já estão sendo realizadas, a turma do ICAL já prepara o lançamento, em março, de sua última antologia, Âncoras, uma coletânea de contos e poesias escritas em 2013. 

 

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA