Pompeia mais do que ilustrada

0
1545

Foto:

Pompeia mais do que ilustrada

Além de ser um local repleto de músicos e escritores, a Pompeia agora também pode se orgulhar de ser berço da primeira galeria especializada em ilustrações do Brasil. 

Os responsáveis pela original ideia foram os ilustradores Marcio Guerra e Mauro Souza, que são moradores e têm uma especial relação com o bairro. “Esse tipo de galeria já existe em outras partes do mundo, como Estados Unidos, Portugal, França, Itália, entre outros, mas no Brasil é algo inédito. Então, vendo esse mercado em aberto, eu e o Mauro, que já tínhamos um estúdio de ilustração na vizinhança, resolvemos ampliar, abrindo espaço para exposição, venda, cursos e eventos voltados exclusivamente para esse nicho”, explica Marcio.

As portas da Galeria Ornitorrinco abriram oficialmente no dia 5 de dezembro, com a exposição “São Paulo Ilustrada”, com trabalhos de ilustradores como Baptistão, Claudio Gil, Davi Calil, Gonzalo Cárcamo, Jean Galvão, João Montanaro, Julia Bax, Kako, Leo Gibran, Orlando Pedroso, Rogério Coelho, Wagner Zuri, Willian Chamorro, entre outros. “A receptividade foi enorme. Em pouco mais de duas semanas, nossa página do Facebook atingiu duas mil curtidas, com posts que renderam até 200 compartilhamentos. Vemos muita gente empolgada porque a ilustração é uma arte extremamente acessível, que se explica por si só”, comemora.

A Galeria conta com mais de 300 metros quadrados de área, dois andares para venda, exposições e cursos e está localizada na avenida Pompeia, bem acessível ao público. 

Orlando Pedroso, um dos grandes nomes da ilustração brasileira, morador da Pompeia e também participante da exposição “São Paulo Ilustrada”, diz que achou inusitado e útil a abertura da galeria especializada: “Com o enxugamento da quantidade de publicações, é primordial que se tenha um espaço exclusivo para ilustradores. Esse local agora se tornou um ponto de encontro oficial dos artistas”, declara.

Outro grande artista, o cartunista e caricaturista Paulo Caruso, participante da mostra especial “SP460” em comemoração ao aniversário de São Paulo, soube da inauguração da galeria através de amigos e resolveu expor no local uma série de desenhos que ilustram seu livro sobre a cidade paulistana. “Decidi participar porque é uma maneira de estar com as ideias presentes, mas ao mesmo tempo em transe num espaço exclusivo para ilustradores”. 

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA