Vivendo com o diabetes

0
1267

Foto:

ADJ Brasil Diabetes

Segundo estimativas do Ministério da Saúde, 246 milhões de pessoas estão diabéticas no mundo. E uma grande parte não sabe que tem a doença crônica.

O diabetes melito é uma disfunção causada pela deficiência total ou parcial de produção de insulina, hormônio produzido pelo pâncreas. Caracteriza-se, segundos os médicos Leão Zagury e Tania Zagury, pela elevação da glicose (açúcar) no sangue acima dos valores considerados normais, ou hiperglicemia. Para a Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD), os índices recomendados devem ficar entre 70 a 99 mg/dL.

Os três principais tipos são o 1, onde o sistema imunológico do corpo destrói as células beta, encontradas no pâncreas e responsáveis pela produção de insulina. É mais comum em crianças e jovens até 18 anos. As pessoas precisam injetar insulina no corpo. O tipo 2 é encontrado em 90% dos casos no mundo todo. Pode afetar pessoas com mais de 40 anos e/ou com sobrepeso ou obesidade, na maioria dos casos. O tratamento é feito através de medicamentos e alimentação balanceada, além de atividade física. O diabetes gestacional ocorre durante a gravidez e pode resultar em hipertensão arterial para a mãe e excesso de peso para o bebê. Também pode ser controlado através de dieta adequada e prática de exercícios físicos.

A ADJ Brasil Diabetes foi fundada em 1980 por pais de filhos diabéticos e que não tinham informação adequada. Segundo Carlos José Augusto da Costa, presidente da ONG, “nosso lema é educar em diabetes”. Alerta ele que “é uma doença silenciosa e por essa razão muita gente desconhece que tem. Por isso nos dedicamos a educar as pessoas com relação à doença. Os portadores que se cuidam podem ter uma vida normal”.A entidade, que tem sede própria na Água Branca, presta uma série de atividades para diabéticos e familiares, através de palestras, campanhas de conscientização e serviços de podologia, psicólogos, e equipe muldisciplinar. Tudo gratuito. Quem se associa paga uma anuidade de R$ 160,00 e tem benefícios, como desconto em consultas médicas e exames, além de lojas como Walmart através do Clube de Benefício.

A farmácia da ADJ oferece produtos e medicamentos voltados para o diabético. Embora tenha sido fundada para atender crianças e adolescentes, hoje a ADJ, atende a pacientes de todas as idades, sem restrição. E você ainda pode ser um voluntário na entidade. Ligue para saber mais.

ADJ Brasil Diabetes
Rua Padre Antonio Tomás, 203, Água Branca
Telefone 3675-3266
www.adj.org.br

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA