Alviverde imponente

0
1766

Foto:

Sociedade Esportiva Palmeiras

O Palmeiras, com sede na Pompeia, chega aos 100 anos em 26 de agosto com muita história.

A história começa em 1914, quando imigrantes italianos decidiram fundar uma agremiação esportiva que representasse a grande colônia italiana. O clube nasceu com o nome de Palestra Itália e teria o futebol como seu esporte maior. O primeiro campo que o time treinou ficava na Vila Mariana.

Os primeiros anos foram de dificuldades. Alguns dos seus sócios e jogadores foram lutar na Europa, na Primeira Guerra Mundial (1914 – 1918). O primeiro campeonato foi o Paulista de 1920, quando o Palestra venceu o Paulistano por 2 a 1. E no mesmo ano, com o apoio da Companhia Matarazzo, foi comprado o terreno onde se ergueu o Parque Antártica e a sede social do clube. E desde então, a sede passou a ser na Rua Turiassu, 1.840, Pompeia.

Por conta da Segunda Guerra Mundial, o governo brasileiro obrigou os clubes que tinham identificação com os países do Eixo – Alemanha, Japão e Itália – a mudarem seus nomes. O então Germânia passou a se chamar Paulistano e o Palestra Itália, Palmeiras, e em 1942, tornou-se Sociedade Esportiva Palmeiras.

Hoje o clube tem mais de 15 mil sócios, de todos os bairros da cidade, incluindo Pompeia e Perdizes. Além da sede social na Pompeia, tem uma sede de campo nas margens da Represa de Guarapiranga.

São vários os esportes praticados no Palmeiras: basquete, vôlei, judô, pugilismo, tênis de mesa, natação, arco e flecha, taekwondo, patinação, bocha, entre outros que o clube incentiva e apoia.

No futebol, entre os títulos conquistados pelo clube estão o Mundial de 1951, a Sul-Americana de 1999 e a Copa do Brasil 2012. Além deles, inúmeros campeonatos nacionais, interestaduais e paulistas.

A Arena Allianz está sendo erguida sobre o Parque Antártica e deve ser inaugurada ainda em 2014. Com capacidade para 43 mil pessoas, o espaço multiúso terá ginásios e dependências como anfiteatro e centro de convenções.

Entre os grandes nomes defenderam o clube, temos Valdemar Fiúme, Julinho Botelho, Oberdan Cattani, Djalma Santos, Dudu, Ademir da Guia, Vavá, Leivinha e Evair e outros que passaram pelo por lá e fazem parte dessa história brilhante e vitoriosa. 

O Datafolha, em 2014, apurou que o Palmeiras tem 12 milhões de torcedores, a quarta maior torcida do Brasil.

Sociedade Esportiva Palmeiras
Rua Turiassu, 1.840, Pompeia
Telefone 3874-6500
www.palmeiras.com.br

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA