Creche para|todos

0
5123

Foto:

CEI Filhos do Rei

Creche realiza um trabalho pedagógico sério e aberto para todas as crianças de 0 a 4 anos.

No bairro há 30 anos, o Centro de Educação Infantil (CEI), denominado hoje de Filhos do Rei, passou por diferentes mudanças tanto administrativas quanto de conceito. Sua atual gestora, Danila Pitondo, explica que no início das atividades a creche tinha um caráter mais assistencialista, atendendo famílias com poucos recursos, mas agora realiza um trabalho pedagógico pautado pelo município e aberto às crianças de famílias residentes na região. “Ainda existe um certo preconceito em relação ao ensino público no Brasil, pois antes era preciso comprovar renda para ter acesso a ele. Entretanto, é preciso frisar que a escola pública, pelo menos este CEI, tem tanta qualidade quanto uma particular e que todos os cidadãos que pagam seus impostos podem utilizá-la.

A creche/escola recebe recursos do município e também de uma entidade mantenedora. “Somos um CEI conveniado, sendo que a prefeitura paga um percentual por criança, que cobre folha de pagamento, encargos trabalhistas dos funcionários, ajustes e reformas do espaço e a alimentação dos alunos, com mantimentos básicos, além de legumes, verduras e frutas. A água, a luz e o telefone são pagos pela assistência social da Igreja Bola de Neve. Assim conseguimos atender a população”, explica.

O CEI também aceita doações de brinquedos e roupas infantis, itens que disponibiliza para o uso dos alunos e também para famílias em suas casas (no caso de roupas). “Hoje temos crianças de todas as classes sociais e todos têm direito a uma educação grátis e de qualidade”, enfatiza.

Atualmente o CEI comporta 78 crianças, de 0 a 4 anos, que permanecem lá das 7h30 às 17h30, recebem cinco refeições diárias, brincam e participam das atividades pedagógicas oferecidas, como musicalização, artes, pintura, movimento corporal, entre outras, de acordo com a faixa de idade. Todas as atividades são supervisionadas mensalmente por uma supervisora pedagógica.

Os interessados devem fazer a inscrição na escola assim que o bebê nasce. “A criança inscrita passa a ter um número de protocolo da prefeitura e fica numa fila, esperando ser chamada. A demanda é grande e a espera tem sido de seis meses”, finaliza.

CEI Filhos do Rei
Rua João Ramalho, 1.282, Perdizes
Telefone 2362-3071
www.facebook.com/ceifilhosdo.rei

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA